Goinfra vai investir R$ 200 milhões na recuperação da malha viária de 100 municípios goianos

No programa Boa Noite Goiás, o presidente da Agência, Pedro Sales falou sobre a concepção e os critérios para a escolha das localidades beneficiadas pela primeira etapa do programa Goiás em Movimento, Eixo Municípios

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra) vai investir R$ 200 milhões na recuperação da malha viária de 100 municípios goianos, dentro do Programa Goiás em Movimento, Eixo Municípios. As obras vão começar em 90 dias e visam fazer reparos localizados e capas asfálticas novas, assim como meio fio e sinalização, nas ruas e avenidas já existentes nessas cidades.

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, esteve no estúdio do Boa Noite Goiás nesta quarta-feira, 13. Na oportunidade, ele falou sobre a concepção e os critérios para as escolhas das localidades que serão beneficiadas nesta primeira etapa do programa. E ponderou que o Governo do Estado tem tradição de ajudar os municípios com infraestrutura de pavimentação.

Municipalismo

Pedro Sales explicou que a concepção geral do programa é entrar dentro do município, não nos bairros, mas naquela avenida principal, que é a mais estruturante, e assumir o ônus da obra dentro da Goinfra, conferindo a essa via melhores trafegabilidade e aspecto urbanístico. “O governador Ronaldo Caiado tem uma sensibilidade municipalista muito forte, (esse programa) veio em boa hora e vamos trabalhar diuturnamente para que essa primeira etapa seja um sucesso”, afirmou.

Sobre os critérios adotados para a escolha dos municípios atendidos, citou dados do Instituto Mauro Borges (IMB), como extensão e PIB municipal, para verificar aqueles com maiores dificuldade. “A intenção, com esse programa, é recuperar a beleza, trafegabilidade e funcionalidade de nossas cidades, que precisam ser socorridas nesse momento”, declarou. Mas garantiu que, até o final do ano, a Goinfra terá ações em todos os 246 municípios goianos.

Pedro Sales falou também sobre o Eixo Pontes, do Programa Goiás em Movimento, cuja meta é construir de 180 a 200 pontes até o final da atual gestão.

GO-010 Bonfinópolis

Ao responder questionamento de telespectador, se a GO-010, trecho da saída de Goiânia para Bonfinópolis seria duplicado, o presidente da Goinfra confirmou a obra. Informou que, nesse momento, a Agência está negociando com a construtora Bandeirantes, a vencedora da licitação, e acertando os últimos detalhes para o início da execução.

“Na verdade (a obra) não é até Bonfinópolis, é até o trevo do Batata, que é um pouquinho antes de Bonfinópolis. Aí onde acaba a duplicação (desse trecho), começa um programa de restauração, de ‘refazimento’ da (GO) 010 até Vianópolis”, acrescentou.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.