Goiás recebe mais 142 profissionais do Programa Mais Médicos

Eles vão atuar em unidades estratégicas da Saúde da Família em municípios goianos, proposta é trabalhar pelo período de três anos

Goiás recebeu novos profissionais do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, que vão atuar em diversas especialidades. O Programa está presente em 169 municípios goianos. Ao todo são 720 vagas, das quais 612 estão preenchidas. Agora, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) faz o acolhimento de 142 novos médicos.

Em entrevista ao programa O Mundo em sua Casa desta quarta-feira, 1º, a gerente de Atenção Primária da SES, Ticiane Nakae, informou que atualmente quase 50% dos profissionais que atuam nas unidades estratégicas de Saúde da Família do Estado são do quadro do Mais Médicos.

Três anos

Conforme a gerente, esses profissionais integram o Programa Mais Médicos com a proposta de ficar no município pelo período de três anos. O objetivo é fortalecer o vínculo com a população e o conhecimento da área em que ele vai trabalhar. O médico recebe uma bolsa do Ministério da Saúde (MS), ou seja, o Ministério arca com uma parcela importante do salário desse profissional.

Ticiane Nakae explicou que o médico tem de cumprir uma carga horária semanal de 40 horas, das quais 32 horas para atendimento e 8 horas para capacitação. No final do período de três anos de atuação, o profissional sairá com uma especialização em médico de estratégia de saúde da família, acrescentou.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.