Goiás promove segundo Dia D de Vacinação Infantil neste sábado

O alerta é para risco de volta do vírus da paralisia infantil, devido a baixa cobertura vacinal em todo o Estado

Neste sábado, 8, todos os municípios goianos irão promover o Dia D de Vacinação Infantil em cerca de 800 salas de vacinação, para crianças e adolescente de até 15 anos, com prioridade para menores de 5 anos, que estão mais vulneráveis. Para explicar melhor sobre o tema, o Jornal Brasil Central Edição da Noite deste sexta-feira, 7, recebeu a Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Flúvia Amorim. A campanha de incentivo a vacinação, o”Xô, Dodói”, foi estendida para atingir mais pessoas. “Ampliamos essa campanha porque estamos com baixas coberturas vacinais e há o risco muito grande de nós termos a reintrodução do vírus da paralisia infantil no nosso estado e nosso país”, comentou. 

“Mesmo que a criança esteja com o cartão de vacinação completo é necessário que ela tome uma dose de reforço contra a paralisia infantil”, alertou Flúvia. Ela comentou que a cobertura vacinal ideal gira em torno de 90%, e Goiás e o Brasil está com níveis de apenas cerca de 60%. Outro alvo da campanha é a imunização para meningite.

Flúvia explicou que o sábado é escolhido para facilitar o acesso para quem trabalha durante a semana e não consegue levar as crianças até os postos de saúde. Ela ainda alertou que a vacinação é a melhor estratégia para proteger os pequenos. “A vacina que protege contra a doença, que pode levar a uma sequela grave ou até a morte”, alertou.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.