Goiás é líder na abertura de empresas

O Estado é o primeiro do ranking de novos negócios nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste com 2.156 CNPJs criados em novembro 

Goiás lidera o ranking de abertura de empresas entre os Estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Com mais 2.156 CNPJs criados no mês de novembro, o estado chegou a 29.656 negócios abertos em 2022, de acordo com dados da Junta Comercial de Goiás (Juceg). Ana Paula Amador, gerente de Apoio Institucional do órgão, explicou, em reportagem exibida nesta terça-feira (6), no Jornal Brasil Central Edição da Noite, que a agilidade do processo tem sido fundamental para esses números expressivos. "Nós temos o apoio do governo do Estado de Goiás para que a gente possa estar cada dia melhorando, em termos de informatização desse registro, em termos de integração de todos os órgãos envolvidos no registro de uma empresa", declarou.

Uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Juceg busca auxiliar os novos empreendedores. "Um outro fator que vem contribuindo para que os empresários possam legalizar seu negócio é uma parceria com o Sebrae. Antes de abrir um negócio aquele empresário procura o Sebrae, que faz a orientação de qual tipo de empresa é mais adequada para aquele negócio. E, posteriormente, quando ele abre seu negócio, também o Sebrae entra em contato e repassa orientaçoes para que ele possa ter êxito no seu negócio", explicou Ana Paula. A expectativa da Juceg é chegar a 30 mil CNPJs abertos em 2022.

O ramo que mais abriu novos empreendimentos em novembro foi o de serviços de escritório e apoio administrativo, seguido de preparação de documentos e comércio varejista de bebidas. Promoção de vendas e consultoria em gestão empresarial também estão entre as áreas em destaque no empreendedorismo goiano. As empresas em funcionamento em Goiás estão concentradas, em sua maioria, em Goiânia, com com 315.551 negócios registrados. Na sequência, estão Aparecida de Goiânia, com 74.175, Anápolis (59.955), Rio Verde (31.793) e Valparaíso de Goiás (23.253). Ao todo, Goiás conta atualmente com 1.010.028 CNPJs em funcionamento.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.