Goiás é destaque na produção de tomate

A produção de tomate em Goiás está em alta e representa 30% da safra nacional

Goiás é destaque nacional na produção de tomate. O produto é muito versátil e tem diversas aplicações, como explicou Leonardo Machado, coordenador institucional do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG), em entrevista exibida no Jornal Brasil Central desta terça-feira (13). "A produção de tomate em Goiás é divida em duas atividades. A primeira é o tomate industrial, para produção de extrato de tomate e atomatados. E o tomate mesa, que é encaminhado para feiras, supermercados, para o consumo in natura. As duas áreas têm mostrado crescimento".

Os resultados apontam que, aproximadamente, 90% dos tomates colhidos em Goiás são utilizados para industrialização. A produção da fruta está em plena ascensão no estado, com aumento de 13,3% em 2022 em relação ao ano passado. "Destaque no país e uma das principais aqui em Goiás, é a cultura do tomate. O Estado é líder isolado na produção nacional. O Brasil tem uma produção estimada de 3,8 milhões de toneladas, enquanto Goiás está com uma produção de 1,1 milhão de tonelada, cerca de 29% dessa produção, mostrando que o Estado é referência em produtividade da cultura", analisou. Além do tomate, Goiás está registrando alta de produtividade em várias produtos agrícolas, como cereais e leguminosas, com aumento de 7,8%, cana de açúcar, com incremento de 3,5%, uva, com 30%, batata inglesa, com ampliação de 26,8%, e laranja, com 3,4%.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.