Fapeg e UFG desenvolvem teste mais rápido e barato para Covid-19

Pesquisa foi custeada pelo Governo de Goiás em parceria da Fapeg com o Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás

A população goiana já pode contar com um novo mecanismo para testagem de Covid-19, mais rápido e barato, desenvolvido por meio de parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg) com a Universidade Federal de Goiás. Trata-se do RT-LAMP, que é similar ao já conhecido RT-PCR, mas com a vantagem de ser baseado em biologia molecular, que detecta o RNA do vírus em pouco tempo, com elevado grau de assertividade. O teste já é aplicado em unidades de saúde, projetos sociais de atendimento à população e realizado em farmácias.

Em entrevista ao programa O Mundo em Sua Casa nesta quinta-feira (24), a professora Gabriela Duarte, do Instituto de Química da UFG, falou da importância do novo teste, reforçando que o resultado fica pronto em uma hora. “A parceria firmada com a Fapeg foi fundamental, já que os recursos investidos contribuíram para acelerar a investigação científica”, ressaltou.

Também o presidente da Fundação, Robson Vieira, destacou o resultado positivo da parceria e acrescentou que o Governo Estadual já fez investimentos de R$ 89 milhões no fomento à pesquisa científica, o que permitiu a entrega de resultados positivos em muitas áreas, especialmente na questão da Covid-19. “O foco é acelerar o desenvolvimento científico, buscando cada vez mais a aproximação com a sociedade”, enfatizou Vieira.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.