Fapeg é parceira da UFG em teste rápido de Covid

Batizado de RT-Lamp, o teste já em uso fica pronto em até 1 hora

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) vem apoiando vários projetos de pesquisa em Goiás, em especial na área da saúde, muito demandada em função da pandemia de Covid. E foi para auxiliar nos esforços de combate à doença que a Fapeg apoiou um projeto de teste rápido para detectá-la, desenvolvido pelo laboratório do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Em entrevista ao O Mundo em sua Casa, a pesquisadora Gabriela Duarte, da UFG, explicou o conceito por trás do teste rápido, que já está sendo utilizado em Goiás. Segundo ela, o teste foi baseado em biologia molecular do vírus, o chamado RNA, cujo resultado é mais rápido do que o RT-PCR, teste similar e mais conhecido. Batizado de RT-Lamp, o resultado do teste da UFG sai em até 1 hora.

O presidente da Fapeg, Robson Vieira, disse que o objetivo da fundação é fazer cada mais a aproximação da pesquisa com a sociedade. “É traduzir mais rapidamente o que é gerado na academia em benefício para a sociedade”, disse. Junto com o RT-Lamp, outros 12 projetos foram selecionados para ganhar apoio da Fapeg, num investimento total de R$1,2 milhão para estudos no combate ao coronavírus.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.