Dia Livre de Impostos acontece hoje em todo o País no formato virtual

Presidente da CDL Jovem falou à RBC que o objetivo é conscientizar o consumidor sobre a alta carga tributária; vendas de produtos com preços livres de impostos são realizadas por meio da internet

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e as Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovens (CDLs Jovens) realizam nesta quinta-feira, 27, em todo o País, o Dia Livre de Impostos. Neste dia, os lojistas estão comercializando produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a até 70% do valor final do produto.

O presidente da CDL Goiânia Jovem, Marco Túlio, participou do programa O Mundo em sua Casa das rádios Brasil Central AM e RBC FM para falar sobre o movimento de protesto dos lojistas. Segundo ele, o Dia Livre de Impostos é uma iniciativa da CDL para conscientizar o consumidor em relação à alta carga tributária existente no Brasil.

Conscientização

“Não é uma promoção, não é uma Black Friday, muito pelo contrário. É para conscientizar que, às vezes, o produto está com um valor alto, não porque o empresário quer cobrar mais caro do consumidor, mas porque nossa carga tributária é muito alta. E, às vezes, não é 100% investida como a gente esperava”, afirmou o dirigente lojista.

Marco Túlio explicou que, devido ao cenário de pandemia, no ano passado não foi realizado o Dia Livre de Impostos, E a edição 2021 acontece de forma virtual, para não evitar ocorrer aglomeração de pessoas nas lojas. Em 2019 o movimento contou com a participação dos postos de combustíveis, mas foi registrado alvoroço. Por isso, este ano não há a participação desses estabelecimentos, disse.

Conforme o presidente da CDL Jovem Goiânia, nesta quinta-feira o consumidor pode acessar o site www.dialivredeimpostos.com.br, comprar o vaucher do produto desejado, e depois tirá-lo na loja, para evitar aglomerações nos estabelecimentos comerciais. Como é um dia de protesto dos lojistas, ele reforçou que a diferença dos impostos nos preços dos produtos ofertados é bancada pelos próprios empresários.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.