Detran vai vistoriar veículos do transporte escolar em todo o Estado

Operação vai abranger os 246 municípios do Estado e será realizada de 23 de agosto a 29 de outubro. Objetivo é avaliar situação dos veículos, com foco no transporte seguro dos alunos

O Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai realizar a vistoria dos veículos que transportam estudantes para as unidades escolares em todos os 246 municípios goianos. Em entrevista hoje, 18, ao programa O Mundo em Sua Casa, o subgerente de Fiscalização do Detran-Goiás, capitão Hélio Alves, explicou como será a operação que terá início em 23 deste mês e se estenderá até 29 de outubro. Conforme disse, todos os municípios já têm ciência deste calendário e devem agendar uma data e um local adequado para reunir os veículos, onde serão vistoriados pelos agentes do Detran.

Hélio Alves lembrou que essa medida foi interrompida desde o início da pandemia, até porque as aulas presenciais estavam suspensas. Porém agora, com a retomada das atividades, a fiscalização é necessária para avaliar a situação dos veículos e assegurar que os alunos sejam transportados com segurança. O cuidado com o transporte dos estudantes é uma prática comum dos municípios, mas a fiscalização do Detran contribui para reforçar todas as medidas de segurança exigidas nesta atividade. Em todo o Estado, deverão ser vistoriados nesta etapa cerca de 5 mil veículos.

No exercício de 2022, haverá mudanças no sistema de vistoria dos veículos escolares. Conforme Hélio Alves, o Detran vai credenciar empresas para realização deste trabalho em vários municípios. Neste caso, as prefeituras terão de verificar a localidade mais próxima com empresa credenciada e agendar as vistorias. Quando o trabalho for concluído, a empresa enviará ao Detran toda a documentação relativa à vistoria e um servidor do Detran vai validar ou não o resultado. Também haverá um aplicativo do Detran para ser baixado pelas prefeituras, pelo qual poderão acompanhar todas as etapas da vistoria que as empresas irão realizar.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.