Detran Goiás realiza atendimento em Libras

No Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, o Jornal Brasil Central mostrou como o Detran faz para ajudar os motoristas goianos que são surdos

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Goiás mantém um serviço muito importante na inclusão social de pessoas com deficiência, em especial os surdos. O órgão oferece atendimento em Libras a quem precisa tirar carteira de habilitação ou resolver outras necessidades ligadas ao trânsito e mobilidade nas cidades.

O atendimento em Libras é realizado tanto de forma presencial na sede do Detran quanto virtual, em chamada por videoconferência. Entre os serviços disponibilizados para o motorista surdo estão suporte na abertura dos processos de aquisição ou renovação da CNH e interpretação da prova teórica. Em entrevista ao Jornal Brasil Central, o presidente do Detran, Waldir Soares, disse que objetivo do governo é trabalhar pela inclusão das pessoas com deficiência.

Dia Nacional da Libras

A reportagem sobre o atendimento em Libras do Detran contou com a colaboração da professora Edna Misseno, especialista na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ela esteve no estúdio do Jornal Brasil Central falando sobre essa linguagem, que é uma ferramenta importante na inclusão social das pessoas surdas.

Na entrevista, a professora Edna deu detalhes sobre a Libras e o universo linguístico das pessoas com surdez. Ela falou também da importância de mais pessoas se habilitarem na língua de sinais para aumentar o número de falantes e assim ajudar na inclusão social das pessoas surdas. Edna Misseno finalizou sua participação no telejornal da TBC citando os cursos de Libras disponíveis em Goiânia.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.