Fique atento: Detran-GO retoma processos e alerta para os novos prazos

Marcos Roberto disse ao TBC2 que Contran revogou a suspensão dos prazos; agora as pessoas devem ficar atentas à renovação de CNH, recursos de autos de infração, entre outros

A pandemia da Covid-19 causou a paralisação de alguns serviços, e até mesmo prorrogou prazos de processos nos Departamentos de Trânsito (Detrans) de todo o País. Mas agora, de forma escalonada, o Detran-GO volta a normalizar seus processos, conforme determina a Resolução nº 805 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Em entrevista ao TBC2, concedida por teleconferência nesta terça-feira, 1º, o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, alertou que as pessoas terão de ficar atentas aos novos prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para fazer eventuais recursos de autos de infração, assim como para transferência ou emplacamento de veículo para que “não sejam penalizadas, com eventuais multas ou situação de remoção de veículos, em alguns casos”.

Na conversa com o apresentador Guilherme Rigonato, lembrou que o órgão trabalhou praticamente durante todo o período de pandemia, de forma digital. “E tivemos um sucesso enorme”, avaliou. Citou que, no que se refere à situação da CNH, hoje o órgão já tem mais carteiras emitidas do que no ano de 2019, quando não tinha pandemia. Entretanto, informou que ainda há um déficit muito grande de pessoas que ainda não renovaram a CNH: 174 mil pessoas.

Novos prazos

Marcos Roberto explicou a situação dos motoristas que estão com o documento vencido. Essas pessoas poderão renovar sua CNH na data do aniversário do vencimento dela. Se a CNH venceu em janeiro de 2020, vai poder renovar em janeiro de 2021; se venceu em fevereiro de 2020, o prazo é fevereiro de 2021; e assim por diante. “Então, as pessoas se atentem à questão das datas”, ressaltou.

Informou que o proprietário do veículo tem até 31 de dezembro próximo para fazer a transferência ou emplacamento. No caso dos autos de infração, o Detran-GO vai começar a notificar agora, e as pessoas terão até 31 de janeiro de 2021 para fazer seu recurso de multa, caso achem necessário.

O presidente afirmou que o órgão está preparado para atender todos os usuários, por meio de agendamento on line. Interessados podem acessar o site www.detran.go.gov.br e/ou vaptvupt.go.gov.br, para renovar a CNH ou fazer a transferência do seu veículo em tempo hábil, entre outros serviços.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.