Crer implementa atendimento humanizado que melhora tratamento dos pacientes

Instalação de marcadores mensuráveis de reabilitação nos leitos permite acompanhar e avaliar todas as etapas do tratamento. Ferramenta é mais uma inovação do Governo de Goiás na área da saúde

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santiilo (Crer) está implementando o sistema de atendimento humanizado aos seus pacientes, por meio da instalação de marcadores mensuráveis de reabilitação, em um projeto piloto que abrange dez leitos clínicos e dez de terapia intensiva. O supervisor de Reabilitação Multiprofissional da unidade, fisioterapeuta Eduardo Martins Carneiro, explicou hoje, 24, em entrevista ao programa O Mundo em Sua Casa, como funciona e quais as vantagens da nova tecnologia, para a equipe médica, para os pacientes quanto e para os seus familiares.

Segundo ele, anteriormente havia uma dificuldade de mensurar o quanto o paciente melhorava funcionalmente, tanto no nível motor (sentar, ficar em pé, andar pelo local com ajuda do fisioterapeuta) quanto em relação à alimentação (dieta líquida, dieta pastosa, dieta oral livre) e ainda quanto às atividades de vida diária (vestimenta, banho, alimentação, etc). “Com a instalação dos dispositivos, tudo se torna mais fácil, inclusive pela comunicação que há entre a equipe de tratamento, pelo envolvimento do paciente e participação da família”, ressaltou Eduardo Carneiro.

Outro aspecto positivo relatado pelo fisioterapeuta é a possibilidade concreta de mensurar os avanços no tratamento do paciente, pela observação do cumprimento das metas estabelecidas para determinado período de internação. Isso porque todos os procedimentos são registrados, acompanhados, avaliados e, se for o caso, corrigidos e/ou modificados. “É neste contexto que o tratamento é humanizado, porque contribui diretamente para o bem-estar do paciente. Eduardo Carneiro informou que a partir do projeto piloto, todos os leitos do Crer vão contar com dispositivos mensuráveis de reabilitação.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.