Coordenador de Saúde de Rio Verde fala ao TBC 1 sobre aumento de casos de Covid-19 na cidade

Para Wellington Carrijo, testagem em massa ajudará a combater a expansão do vírus no município

O coordenador do Centro de Operações Emergenciais em Saúde da prefeitura de Rio Verde, Wellington Soares Carrijo Filho, e a apresentadora Michelle Bouson, nos estúdios da TBC

Depois de promover um teste em massa na população de Rio Verde, com apoio de empresas da cidade, a prefeitura registrou um grande aumento no número de casos de infecção por coronavírus. O município tem hoje 2.065 casos confirmados, dos quais 1.996 foram colocados em isolamento domiciliar. Há 22 internações e seis óbitos. Outros 7.408 casos suspeitos seguem sendo investigados. 

Para falar sobre a situação da pandemia na cidade, a apresentadora do TBC 1 da TV Brasil Central, Michelle Bouson, entrevistou por videochamada Wellington Soares Carrijo Filho, médico infectologista e coordenador do Centro de Operações Emergenciais em Saúde da prefeitura de Rio Verde. Ele disse que o grande número de testes realizados explica o aumento dos casos, mas pode ser um fator favorável no combate à expansão da pandemia na cidade.

“Você tem duas formas de combater o vírus: isolamento social e tratamento dos casos confirmados, o que você só consegue fazer testando. Rio Verde está fazendo as duas coisas”, disse explicando como a Secretaria Municipal de Saúde está monitorando tanto os internados quanto as pessoas infectadas que estão com quadros leves e em isolamento domiciliar. 

Segundo Carrijo Filho, outra preocupação dos gestores da saúde pública no município é com o aumento do uso da capacidade de atendimento hospitalar. “Hoje nós temos 16% da rede pública ocupada e 75% da rede particular já ocupada, isso não preocupa e temos solicitado ampliação de leitos específicos para Covid, principalmente na rede particular”, concluiu.

Confira a entrevista completa:

ABC Digital