Consultor do Sebrae fala ao TBC 1 sobre empreendedorismo na pandemia

Marcelo Camorim diz que o setor de serviços é o mais propenso a abrir oportunidades de trabalho a quem fica desempregado ou quer empreender

A apresentadora Eva Taucci e o consultor do Sebrae Marcelo Camorim, nos estúdios da TBC

A pandemia de coronavírus tem afetado diretamente o trabalho das pessoas, levando muitos à perda do emprego. A taxa de desemprego no país está hoje em 12,6%, segundo o último levantamento do IBGE. Há estudos indicando que esse índice pode chegar a 19% até o fim do ano com a queda do PIB nacional.

Esse ambiente de perda de trabalho com carteira assinada ou mesmo o temor em perdê-lo leva muita gente a pensar em abrir o próprio negócio. Para falar sobre como empreender em tempos de pandemia, o telejornal TBC 1 recebeu nesta quinta-feira, 16, o consultor do Sebrae Marcelo Camorim. Ele conversou com a apresentadora Eva Taucci nos estúdios da TV Brasil Central na coluna Bate-papo do Dia.

Segundo Camorim, as dificuldades advindas com a crise da pandemia de coronavírus podem abrir também uma possibilidade de empreender tanto para o profissional graduado quanto para o operacional. “O que nós temos que entender que não necessariamente o desemprego é algo pejorativo para você. Não é porque você estava acostumado com FGTS, INSS, décimo terceiro e férias, que agora você vai passar fome, isso é mentira. Basta você se reinventar e buscar seus objetivos”, sugere.

O consultor do Sebrae diz que o que mais trava as pessoas a empreender é a falta de informação. Ele exemplificou com prestadores de serviços como o pedreiro, marceneiro ou um jardineiro. “Se você começar a prestar um serviço de jardineiro, você abre um MEI [sigla para a figura do Microempreendedor Individual], porque o imposto é baratinho, é muito simples de fazer isso e você estará na legalidade com coberturas”, disse informando que está no setor de serviços as maiores possibilidades de trabalho a quem fica desempregado ou quer empreender.

Confira a entrevista completa:

ABC Digital