Compliance vai reforçar valores de ética pública na ABC

Para a Ouvidora da Agência Brasil Central (ABC), Darlene Bastos, programa vai construir uma cultura organizacional de transparência

Os instrumentos de controle e gestão de riscos do programa de Compliance devem facilitar a disseminação de valores de ética pública na Agência Brasil Central (ABC). A afirmação é da ouvidora da agência, Darlene Bastos Aranha Rocha Carvalho. Servidora de carreira, Darlene assumiu no início de 2019 a Ouvidoria da agência e também integra o Comitê de Compliance Público da ABC.

O Compliance é o programa de controle e transparência no poder público lançado pelo Governo de Goiás em fevereiro de 2019. A ABC aderiu ao programa em setembro do ano passado, em termo de compromisso assinado com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), órgão que coordena a implantação do programa em toda a Administração Estadual.

Segundo Darlene, ética é um conjunto de preceitos e valores de vida que são também compartilhados no ambiente de trabalho. “A diferença é que no trabalho você precisa dar transparência à conduta ética o tempo todo, é você integrar a sua ética pessoal à cultura organizacional. Tudo isso está inclusive formalizado em lei aqui no Estado”, diz ela citando o Código de Ética do Servidor Público, promulgado em Goiás pelo decreto 9.423, de abril de 2019.

Para a ouvidora da ABC, o programa de Compliance vai facilitar a internalização da ética nos órgãos públicos exatamente porque tem foco na transparência e no combate à corrupção. “O programa tem como uma de suas metas principais tornar o poder público mais transparente e ao fazer isso ele com certeza vai levar o servidor a se preocupar pessoalmente com isso, com um novo padrão de conduta sobre o que ele pode ou não fazer”, acredita Darlene Bastos.

Ela acredita que o programa poderá construir uma cultura organizacional de ética e transparência ao envolver o servidor e isso tem ganhado uma importância na própria sociedade, para além dos governos. Ela cita essa preocupação inclusive de empresas privadas, que nos últimos anos têm implantado em suas organizações departamentos específicos de Compliance.

ABC Digital