Com formato virtual, Fica 2020 começa nesta segunda-feira, 16

Secretário da Cultura Alexandre Baldy disse no TBC2 que nesta edição todos os 37 filmes selecionados vão receber prêmio de participação; objetivo é ajudar nesse momento de dificuldade por conta da pandemia

O 21º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2020) terá início nesta segunda-feira, 16, e se estenderá até o dia 21. Nesta edição, por conta da pandemia da Covid-19, o evento será virtual. Os interessados em assistir aos filmes do festival poderão utilizar a plataforma Vimeo, ou acessar o site fica.go.gov.br. A abertura oficial está marcada para as 8h30 de segunda-feira, com transmissão no canal do Youtube da SecultGoiás.

As informações são do secretário de Estado de Cultura (Secult Goiás), Adriano Baldy. Ele conversou nesta quinta-feira, 12, por videoconferência, com Mazé Alves, apresentadora do quadro Agenda Cultural do TBC2. Adriano falou sobre a expectativa de, pela primeira vez, realizar o Fica de forma digital. E explicou que este ano o evento não pode acontecer presencialmente na cidade de Goiás, devido à pandemia.

Para esta edição do Festival foram inscritos 331 filmes de 17 países, dos quais 37 foram selecionados. O secretário informou que, este ano, o Fica tem uma novidade: todos os 37 filmes selecionados que concorrerão aos prêmios principais, já receberão um prêmio de seleção. “A gente está fazendo isso para ajudar nesse momento difícil de pandemia”, ressaltou.

Como assistir

Todos os filmes do Fica 2020 poderão ser vistos através da plataforma Vimeo (de vídeo profissional), e também podem ser acessados no site oficial do festival (fica.go.gov.br). Nesta edição serão homenageados o jornalista Washington Novaes, realizador e grande contribuidor do Fica; e o cineastra José Petrillo, um dos primeiros cineastas do Estado e avô do DJ Alok. “São dois ícones do audiovisual de Goiás”, disse Adriano Baldy.

O secretário de Cultura acrescentou que o Fica terá oficinas, laboratório de audiovisual e mesa de debates. Quem quiser participar desses eventos deve acessar o site do Fica. Ele apontou como destaque a oficina Master Classe com o jornalista André Trigueiro, programada para as 10 horas do dia 21, sobre o tema Meio Ambiente.

Confira a entrevista na íntegra:

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.