CD lançado pela Orquestra Filarmônica de Goiás fica em 7º lugar em ranking mundial

A excelência da OFG é reconhecida em obra que contemplada duas sinfonias do compositor brasileiro Claudio Santoro

O CD com as sinfonias nº 11 e nº 12 do compositor Claudio Santoro, produzido pela Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) e lançado em novembro de 2022, entrou na lista dos mais tocados da gravadora Naxos, uma das principais do mundo na área de música clássica. A obra, sob a regência do maestro Neil Thomson, ficou em sétimo lugar no ranking de dezembro de 2022 divulgado pelo selo. 

O CD faz parte do projeto Brasil em Concerto, uma parceira entre o Ministério das Relações Exteriores e o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). Foi o que mostrou reportagem exibida no O Mundo Em Sua Casa desta segunda-feira (23).

Reestruturação

“O projeto não só divulga a música brasileira, mas também leva o nome de Goiás para todos os cantos do mundo”, disse o maestro e diretor artístico da OFG, Neil Thomson. A Orquestra surgiu em 1980 e em 2012 passou por sua última reestruturação. Nos últimos anos, foi inserida no cenário nacional da música orquestral, tornando a terceira maior orquestra do País. Atinge, em média, um público de 50 mil pessoas por ano. 

A Filarmônica, que ficou relegada em gestões anteriores, tem recebido atenção especial. Desde 2019, o Governo de Goiás investiu na OFG, por meio de revisão de salários e melhoria nas condições de trabalho. A próxima temporada de apresentações começa em março e os músicos já estão se preparando.

ABC Digital
 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.