Carreta oferece exames de mamografia nas cidades do interior

Unidade móvel da Secretaria de Estado da Saúde realiza exames de prevenção de câncer em mulheres carentes que nunca fizeram antes esses procedimentos

Uma carreta equipada para a realização de exames de mamografia em mulheres acima dos 40 anos de idade está atendendo na região da Comunidade Kalunga em Cavalcante, no Nordeste Goiano. O atendimento faz parte de uma política pública de saúde do Governo de Goiás que visa fornece exames de prevenção do câncer a mulheres carentes. A maioria delas nunca tinha feito antes esses procedimentos.

Em entrevista ao Jornal Brasil Central Edição da Noite, concedida nesta quarta-feira, 11, a gerente de Atenção Secundária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Milena Benfica, destacou a ação. “É de suma importância, visto que a gente vai fazer uma detecção precoce (do câncer)”, afirmou. Dessa forma, acrescentou, será possível fazer um tratamento a tempo e possibilitar que essa mulher consiga realmente ter a cura da doença.

Consulta especializada

Conforme a gerente da SES, essa política pública de saúde tem dois eixos. Primeiro, é realizado o exame. Além dele, caso houver qualquer achado estranho, seja na citologia ou na mamografia, automaticamente essa mulher é agendada para a policlínica mais próxima dela. “Ela já sai com o resultado nas mãos de um mastologista ou de um ginecologista. Além do exame, o Estado está ofertando a consulta especializada para fechamento de diagnóstico e início precoce para o tratamento”, informou.

Milena Benfica informou que o objetivo é atender todos os municípios goianos. “Todos os municípios vão estar abertos para o agendamento da carreta e, conforme for a necessidade, ela vai andando”, disse.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.