Campanha Setembro Amarelo: vamos salvar vidas

10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, campanha acontece durante todo o ano e conta com o apoio da Agência Brasil Central

Vamos falar sobre como salvar vidas? Neste mês, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) promovem nacionalmente a campanha Setembro Amarelo. Em 10 de setembro é oficialmente celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Entretanto, a campanha acontece durante todo o ano.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já no que diz respeito às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. Calcula-se que são em torno de 1 milhão de mortes por suicídio no mundo por ano. No Brasil, os casos de suicídio passam de 12 mil anuais, embora essa estatística seja considerada subnotificada.

Números alarmantes

Para tentar reduzir esses números alarmantes, foi criada em 2014 a campanha Setembro Amarelo, que conta com o apoio da Agência Brasil Central (ABC). Essa triste realidade, que registra cada vez maior número de casos entre os jovens, deve ser enfrentada com informação e orientação. Por isso, ao longo do mês de setembro, as emissoras da ABC (TV Brasil Central, Rádio Brasil Central AM e RBC FM), assim como suas plataformas digitais, e o canal da Intranet da Agência, vão abordar a campanha Setembro Amarelo e as doenças mentais.

As estatísticas apontam que de 96,8% dos casos de suicídio têm relação com os transtornos mentais - depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Por isso, o principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é conscientizar a população sobre a importância da identificação e do tratamento correto das doenças mentais e, dessa forma, contribuir para reduzir os casos relacionados aos casos de suicídio.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.