Campanha Junho Verde alerta sobre escoliose idiopática

Desvio na coluna acomete mais de 50 milhões de crianças e adolescentes no mundo

Neste mês é celebrado o Junho Verde, mês de conscientização sobre a escoliose idiopática, que é uma deformidade na coluna que acomete principalmente crianças e adolescentes. O médico ortopedista Murilo Daher falou sobre o assunto nesta quarta-feira, 9, no radiojornal O Mundo Em Sua Casa, da RBC FM e Brasil Central AM.

Segundo ele, esse tipo de desvio na coluna tem como causa principal fatores genéticos e não tem relação com má postura. O maior índice do problema se dá nas meninas, na faixa etária entre os 9 e 15 anos. O desvio normalmente surge sem sintoma de dor, diz o médico.

O ortopedista diz que é importante que a família observe assimetrias nos ombros do jovem para identificar a necessidade de procurar um especialista. Na maioria dos casos, diz, o mal é corrigido com uso de colete de correção de postura. Cirurgia só é indicada em casos graves.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.