Caiado e Ibaneis inauguram sistema que leva água a cidades de Goiás e do DF

O Sistema Produtor de Água de Corumbá IV tem capacidade de produção de 2,8 mil litros/segundo de água tratada e deve suplementar o abastecimento a cidades do Entorno e do Distrito Federal

Os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, inauguraram ontem (6) o Sistema Produtor de Água de Corumbá IV, que abastecerá várias cidades goianas do Entorno e algumas do DF. Os veículos de comunicação da Brasil Central estiveram presentes e hoje foi veiculada matéria no O Mundo em Sua Casa, com o enfoque de que esse sistema está preparado para abastecer 1,3 milhão de pessoas em Goiás e de cidades do Distrito Federal, suplementando o abastecimento de água na região, captando do reservatório de Corumbá IV.

A obra é uma parceria entre a Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), para viabilizar o abastecimento nos municípios de Valparaíso, Luziânia, Novo Gama, Cidade Ocidental, em Goiás, e Santa Maria e Gama, no DF. Governador do DF, Ibaneis Rocha disse que essa “é uma das mais importantes obras em termos de segurança hídrica no Brasil hoje”.

Caiado informou que a administração dele recebeu a construção com 56% “e em três anos concluímos o resto da obra, trazendo com isso aquilo que sempre foi o sonho dessa região, água tratada”. O sistema de Corumbá IV tem capacidade de produção de 2,8 mil litros/segundo de água tratada. Nele foram investidos cerca de R$ 440 milhões para construção da Estação de Tratamento de Água, Estação Elevatória de Água Bruta, 27,7 quilômetros de adutora DN 1.200mm, 38 quilômetros de linha de transmissão e subestações elétricas de 138 kV. O Estado de Goiás destinou R$ 220 milhões e o DF repassou a outra metade.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.