Bombeiros orientam sobre ações preventivas no período chuvoso

A época de chuvas exige cuidados para evitar tragédias; Corpo de Bombeiros repassa orientações e explica as operações preventivas programadas

O período chuvoso em Goiás, que se estende entre os meses de setembro a maio, é alvo de alerta, conforme detalhou o capitão Marcelo Moura, do Corpo de Bombeiros de Goiás, em entrevista ao Jornal Brasil Central Edição da Noite desta quarta-feira (30). Ele falou que há duas grandes operações preventivas durante o ano, uma para o tempo seco, ligada aos incêndios florestais, e a Operação Tempestade, para a fase chuvosa. “A Operação Tempestade trabalha em cima dos dados de estatísticas dos anos anteriores para fazer um planejamento para o atendimento das ocorrências. Assim, a gente consegue elaborar e traçar estratégias melhores para otimizar o atendimento e tempo de resposta da corporação”, detalhou.

O capitão afirmou que os dois últimos anos houve chuvas mais intensas, que levaram à criação, pelo governo de Goiás, da Operação Nordeste Solidário, que também tem envolvimento dos Bombeiros. “Selecionamos sete municípios para ter postos de comando descentralizados com algumas reservas emergenciais para que, caso tenhamos que fazer algum tipo de ação, os itens de assistência não tenham que sair todos de Goiânia e conseguirmos atender mais rápido as vítimas”, contou. Ele seguiu falando sobre a importância da prevenção. “O principal é acompanhar os alertas dos órgãos de monitoramento. Sabendo de um alerta, aguardar em um local seguro, evitar o trânsito e esperar a chuva passar. O ideal é não se expor ao risco. Caso algo aconteça, acione o mais rápido possível o Corpo de Bombeiros e aguarde a viatura”. Ele também repassou dicas para o caso de descargas elétricas. “Não se expor em campo aberto durante chuvas, nem ficar próximo de locais que possam atrair raios, como árvores e estruturas metálicas. E, em edificações sem sistemas preventivos, como o para-raio, evitar de utilizar itens que estão ligados na rede elétrica”, concluiu.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.