Boa Noite Goiás recebe secretário estadual de Saúde

Sérgio Vêncio, titular da pasta, participou ao vivo do programa nesta quinta-feira (12)

O Boa Noite Goiás desta quinta-feira (12), recebeu o secretário estadual de Saúde Sérgio Vêncio. Ele conversou ao vivo com o apresentador Paulo Beringhs sobre diversos assuntos envolvendo a área. Ele iniciou comentando sobre a evolução da epidemia de coronavírus e alguns mitos sobre a vacinação. “A vacina contra a Covid mudou a linha de evolução da doença. Aquela mortalidade absurda, que, em alguns momentos chegou a 2% das pessoas infectadas, o que é muito grave, a partir do momento que a gente toma a vacina, essa mortalidade diminui bastante. O que se tem bem claro sobre a vacina hoje é que ela não previne a reinfecção, mas diminui mortalidade e letalidade ao ponto de a gente não necessitar daquela quantidade absurda de leitos de internação, fechar comércio e necessitar de lockdown”, explicou. 

Ele seguiu falando da importância de manter a imunização das crianças, já que o índice de vacinação teve queda considerável, com o risco de retorno de algumas doenças erradicadas no país, como sarampo e poliomielite. Outros assuntos tratados no programa foram a cirurgia de separação de gêmeas siamesas no Hospital da Criança e do Adolescente e o aumento dos casos de dengue com o período chuvoso. 

O secretário também falou sobre a mudança no sistema de regulação de vagas em unidades de saúde em Goiás, que passa a ser controlado pelo governo estadual. A secretaria estadual de saúde passa a mediar casos de média e alta complexidade em 30 unidades do estado entre hospitais e policlínicas. “A regulação é o coração do sistema de saúde, tudo passa por ali. Então, nós vamos melhorar a nossa capacidade de diagnosticar quais são as regiões que precisam de algum serviço ou onde o serviço está sobrando, para a gente redimensionar isso. E, atuar nas filas de procedimentos eletivos”. Sérgio encerrou sua participação com um balanço das ações da área em 2022. 


ABC Digital 
 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.