Bate-papo do Dia no TBC 1 tratou de saúde bucal durante a pandemia

Presidente do Conselho Regional de Odontologia deu dicas de limpeza dos dentes e como fazer se precisar ir ao dentista

A apresentadora Danila Bernardes e o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Goiás, Renerson Gomes dos Santos, nos estúdios da TBC

Com todas as atenções voltadas às especialidades médicas que lidam direta ou indiretamente com a pandemia do novo coronavírus, surgem as dúvidas do que fazer em casos de saúde que saem dessa linha de frente, como os tratamentos dentários, por exemplo. 

Para falar como a população e os profissionais da odontologia devem se portar durante a pandemia do novo vírus, a coluna Bate-papo do Dia do telejornal TBC 1 convidou o odontólogo Renerson Gomes dos Santos, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO). 

Segundo ele, redobrar os cuidados com a saúde bucal neste momento é importante para manter forte a imunidade do organismo contra o coronavírus. “Uma higiene bucal deficiente neste momento, pode dar chance do surgimento de doenças oportunistas, como uma gengivite, periodontite, que são infecções que diminuem a imunidade da pessoa, deixando-a mais vulnerável ao novo vírus”, disse o profissional dando dicas de limpeza.

O presidente do CRO-GO sugere, por exemplo, aumentar a frequência de troca da escova de dente e aumentar a separação dela com as de outros membros da família, já que é comum estarem guardadas próximas umas das outras. Já sobre as consultas ao dentista neste momento, Renerson Gomes sugere visitas apenas em casos de urgência e manter os cuidados tanto aos profissionais quanto aos pacientes.

A entrevista está disponível na íntegra logo abaixo:

ABC Digital