Bartolomeu Bueno da Silva ou Anhanguera é tema do TBC Memória

O que motivou a saída da expedição, liderada por Anhanguera, que acabou chegando às terras que hoje são chamadas de Goiás? O programa convida uma especialista para falar sobre o tema

O nome Bartolomeu Bueno da Silva e o apelido Anhanguera (Diabo Velho), foram herdados de seu pai, a quem já acompanhava desde os 12 anos em expedições pelo território brasileiro. Anhanguera é figura marcante e controversa na história goiana e, para contar um pouco mais desta trajetória, o TBC Memória deste sábado, 7, conta com a presença da arquiteta, professora e doutoranda pela Universidade Federal de Goiás, Luciana Helena Alves da Silva.

As narrativas contam que, em 1682, uma expedição, liderada por Anhanguera, saiu de São Paulo com o intuito de buscar novas riquezas pelo sertão do país. O grupo acabou chegando em terras desconhecidas e inóspitas, onde hoje é o Estado de Goiás. O que ainda hoje é discutido são as reais motivações desta viagem, seria a ganância por pedras preciosas e escravizar indígenas, os principais incentivos desses viajantes?

Para entender as peculiaridades deste momento histórico, você pode acompanhar o TBC Memória deste sábado que vai ao ar às 12h45, comandado pelo apresentador Enzo de Lisita. O programa é transmitido pela TV Brasil Central e também está disponível no canal da TBC no YouTube.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnologicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.