Auxiliares destacam ações e realizações do Governo Estadual em favor dos cidadãos

Programas, projetos, ações, realizações e iniciativas inovadoras de gestão pública implementadas pelo Governo do Estado foram abordados no programa Boa Noite Goiás

O secretário-chefe da Secretaria-Geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, e o presidente do Ipasgo, Hélio José Lopes, discorrem sobre inúmeras ações e realizações do Governo de Goiás, iniciativas desenvolvidas pelas secretarias e órgãos governamentais que objetivam atender as demandas da população no seu dia a dia e melhorar a vida das pessoas. Temas como o novo Código de Ética de Goiás, o programa Leitura Todo Dia, a reorganização e recuperação financeira do Ipasgo, o programa Bebê Ipasgo, o credenciamento de novos prestadores de serviços, a descentralização dos serviços de saúde e a ampliação do quadro de usuários foram tratados durante o programa desta terça, 27.

O presidente Hélio Lopes destacou as ações e práticas administrativas implementadas no Ipasgo após a chegada de Ronaldo Caiado ao Governo Estadual. “Recebemos do governador a determinação de recuperar, revitalizar e aproximar o Instituto dos usuários, descentralizar o atendimento e ampliar o quadro pessoas atendidas em todas as regiões do Estado, evitando que os segurados façam grandes deslocamentos para receberem atendimento, prática que era comum em Goiás”, asseverou. O dirigente destacou a implantação do Ipasgo Clínicas, para descentralizar o atendimento em 17 regiões de Goiás. Também informou sobre o pagamento em dia dos prestadores de serviços, sendo que as pessoas físicas recebem no dia 15 de cada mês e as pessoas jurídicas no dia 30.

Hélio Lopes destacou também a ampliação do número de usuários do Ipasgo, com a possibilidade de inclusão de pessoas com grau de parentesco dos servidores públicos como pai, mãe, neto, bisneto, genro, nora e outros. Outra medida fundamental é o credenciamento de novos prestadores de serviços, processo iniciado em janeiro deste ano e que termina na próxima sexta-feira, 30, destinado ao credenciamento de médicos, odontólogos e profissionais de terapias complementares (fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais).

Finalmente, o presidente do Instituto discorreu sobre o novo projeto denominado Bebê Ipasgo, implementado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e com o Tribunal de Justiça de Goiás, que consiste na realização da biometria do recém-nascido ainda na maternidade, de onde ele já sai com certidão de nascimento e CPF. Isso significa a possibilidade de acompanhar a pessoa desde o nascimento até o óbito. Referido programa já despertou interesse do Governo Federal, que planeja implementar projeto similar no âmbito do Serviço Único de Saúde (SUS).

Leitura Todo Dia

O secretário Adriano Rocha Lima explicou como está sendo implementado o Programa Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento, cujo objetivo é estimular a leitura em alunos do ensino médio, a partir da utilização dos grandes clássicos como Platão, Aristóteles, Homero e outros, compatibilizando o mundo analógico (livros) com o mundo digital. Para tanto as editoras já disponibilizaram as obras, que serão ofertadas também em vídeos de 10 minutos cada, facilitando a compreensão e despertando o interesse dos alunos. “A iniciativa visa principalmente estimular o gosto pela leitura dos grandes filósofos, ampliando o universo de conhecimento dos alunos”, explicou o secretário.

Rocha Lima falou também do novo Código de Ética de Goiás, desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado em conjunto com a Secretaria-Geral da Governadoria e participação do público, anunciado recentemente pelo governador Ronaldo Caiado. “O que se pretende é colocar a ética no seu devido lugar, compreendida e praticada de forma correta, com base em valores definidos pelos próprios cidadãos, afirmou o secretário. Ele acrescentou que que a ética deve ser entendida como inteligência a serviço da convivência, conceito que inclui, de forma abrangente, a integridade dos gestores públicos na hora de tomar decisões.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.