Art déco e sua preservação é tema do TBC Memória deste sábado

 Goiânia possui um dos maiores acervos do estilo artístico do Brasil

TBC Memória fala sobre Art decó

A art déco faz parte do patrimônio histórico e cultural de Goiânia, no entanto, 87 anos depois de sua criação, conseguimos preservar este acervo? Para falar mais sobre o tema, o TBC Memórias deste sábado, 17/10, comandado pelo apresentador Enzo de Lisita, convida o arquiteto e professor, Renato Rocha.

A art déco ou deco é um estilo de artes visuais, arquitetura e design internacional que começou na Europa pouco antes da primeira guerra mundial (1914-1918). O movimento influenciou arte, moda, cinema, entre outras áreas. Você pode não ter ouvido o termo, mas conhece o Cristo Redentor, a escultura é um exemplo deste estilo artístico. As principais características do segmento são: formas geométricas, ornamentos, design abstrato e o emprego de marfim, jade e laca.

Goiânia possui um conjunto urbano de art deco de 22 edifícios e monumentos públicos, concentrados no centro e no bairro de Campinas. Eles foram tombados pelo Iphan em 2003. Entre as construções, destacam-se o teatro Goiânia, o lago das rosas e os prédios da região da praça cívica.

O acervo goianiense surgiu graças a Atílio Corrêa Lima, arquiteto responsável pelo plano urbanístico da cidade. Para entender mais sobre o assunto, não perca o TBC Memória que é transmitido pela TV Brasil Central e também está disponível no canal da TBC no YouTube.

ABC Digital