Área de Compras da ABC prepara plano de Compliance

Ações vão gerenciar 10 riscos mapeados no setor que envolve pessoal de licitação, contratos e suprimentos

Depois do departamento de Recursos Humanos, agora é a vez da área de Compras da Agência Brasil Central (ABC) preparar seu Plano de Ação e Controle de Riscos no Compliance, o programa de controle e transparência no poder público do Governo de Goiás. Reunião com essa finalidade foi realizada nesta quinta-feira, 27, com o pessoal de Compras, área vinculada à Gerência de Apoio Administrativo (GAP) da agência.

De acordo com Maurício Gonçalves, coordenador de Planejamento da Gerência de Gestão e Finanças da ABC e assessor técnico do Comitê Setorial de Compliance, a área de Compras possui 10 riscos de gestão mapeados e seu plano de ação deve ser entregue na próxima semana. Participaram da reunião representantes de todas as comissões e divisões da área.

Integram a área de Compras da GAP a Comissão Permanente de Licitação, Comissão de Análise e Validação de Termos de Referência, Divisão de Contratos e Convênios e Divisão de Suprimentos. A eles se juntaram na reunião representantes da Gerência de Gestão e Finanças, Diretoria de Gestão Integrada e Ouvidoria.

Também presentes estiveram os dois gestores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) que acompanham os trabalhos de implantação do Compliance na ABC. São eles Warley Martins e Djalma Rezende, ambos gestores de Finanças e Controle da CGE. “Além dessas pessoas, nós sempre contamos com dois convidados de diferentes áreas da própria agência, que é uma forma que achamos de democratizar e disseminar as discussões do Compliance na ABC”, disse Gonçalves.

Ele informa que para a construção do plano de ação, a equipe de Compras também usará o “Smartsheet”, programa do Google adquirido pela CGE para ajudar nos trabalhos de implantação do Compliance em todo o Estado. No próximo dia 4 de setembro, avisa Maurício Gonçalves, uma nova reunião ampliada será realizada com representantes de todas as áreas para realinhamento das ações em curso de implantação do Compliance na ABC.

ABC Digital