Aparecida de Goiânia reforça a segurança com a inauguração do Centro de Inteligência Tecnológica

Em entrevista à RBC, prefeito Gustavo Mendanha disse que o sistema é composto por mais de 650 câmeras de vídeo monitoramento e conta ainda com o apoio de um software de Inteligência Artificial

Com o propósito de aumentar a segurança e reduzir os índices de criminalidade no município, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou nesta semana o Centro de Inteligência Tecnológica. Ele conta com um sistema composto por mais de 650 câmeras de vídeo monitoramento espalhadas pelas ruas e equipamentos públicos da cidade, e tem o apoio de um software de Inteligência Artificial (AI).

Para dar mais detalhes sobre o assunto, o prefeito Gustavo Mendanha concedeu entrevista nesta sexta-feira, 14, ao programa O Mundo em sua Casa das rádios Brasil Central AM e RBC FM. Ele disse aos apresentadores Ernesto Fleury e Luzeni Gomes que, tempos atrás, ainda na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela, foram instaladas 56 câmeras de vídeo monitoramento que conseguiram reduzir em 29% a taxa de criminalidade em Aparecida de Goiânia.

Novo projeto

Com este novo projeto, destacou, a ideia é reduzir ainda mais os índices de criminalidade e as taxas de violência contra a mulher e o idoso, citou, e conseguir antecipar eventos que possam levar a ocorrências policiais. Lembrou que o novo sistema pode ser utilizado ainda na fiscalização ambiental, visando coibir que as pessoas joguem lixo e entulho nas ruas, avenidas e praças. “Com certeza teremos uma cidade mais limpa”, avaliou.

De acordo com o prefeito, as imagens captadas pelas câmeras de vídeo monitoramento ficam no sistema por até 60 dias. Dessa forma, podem ser solicitadas por autoridades ou pela própria população em casos de ocorrências mais graves. O sistema de Aparecida de Goiânia também passa a estar conectado com o sistema judiciário.

A câmera faz a leitura facial e pode identificar um cidadão com mandado de prisão em aberto ou foragido do sistema penitenciário de todo o País, informou o prefeito. Outra possibilidade é o caso de um suspeito deixar uma mochila em uma praça, que pode conter uma bomba. O sistema, nesse caso, identifica a imagem e aciona imediatamente a polícia.

Sistema inteligente

“O sistema é muito inteligente. Nós trouxemos o que há de mais moderno do mundo. Ele estará à disposição, não somente dos agentes de segurança pública, mas de toda a população”, afirmou Gustavo Mendanha. Acrescentou que foi adquirido também um data center que está entre os mais potentes existentes hoje, equipamento que é considerado melhor do que o da cidade de São Paulo.

O prefeito lembrou que toda a infraestrutura foi colocada no município para possibilitar a operação do Centro de Inteligência Tecnológica. Foram instalados mais de 700 quilômetros de fibra ótica em Aparecida, mais do que todo o Estado de Goiás possui hoje, “pensando realmente no futuro”.

ABC Digital