Agronegócio puxou o crescimento econômico de Goiás em ano de pandemia

Superintendente da Seapa disse à RBC FM que no período houve aumento da demanda mundial e nacional por alimentos, e o setor respondeu com o incremento da produção

O agronegócio contribui para garantir o crescimento econômico da região Centro-Oeste, notadamente Goiás, em 2020, mesmo em ano da pandemia. A afirmação é do superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), José Ricardo Caixeta Ramos. Ele foi entrevistado, nesta sexta-feira, 5, no programa Primeiro Tempo da RBC FM.

Na avaliação de José Ricardo, o agronegócio cresceu, respeitando os cuidados sanitários, porque houve um aumento da demanda mundial e nacional por alimentos. Ponderou que, Goiás, como um grande produtor de grãos e de proteína animal, é destaque nacional. Destacou que a safra agrícola do Estado 2020/2021 bateu recorde de produção.

Oportunidade

“Com os preços em alta, os produtores aproveitaram a oportunidade e também investiram em tecnologia. Observamos aumento da área plantada, mas principalmente nossa produtividade aumentou. Isso, aliado à qualidade dos nossos produtos”, ressaltou. Lembrou ainda que o mercado internacional está aberto à produção goiana.

De acordo com o superintendente da Seapa, o agronegócio puxa a economia como um todo. Enquanto a produção agropecuária cresce, há também maior oferta de empregos e isso reflete positivamente em outros segmentos econômicos, como o comércio e a prestação de serviços.

José Ricardo apontou os destaques da agricultura goiana: as culturas de soja e milho, que são as duas principais culturas. Ressaltou ainda a importância da agricultura familiar, cuja produção é voltada para o mercado interno. Disse que o Governo do Estado tem investido bastante na agricultura familiar, especialmente na produção de frutas. E citou a parceria com a Ambev no cultivo de mandioca para a produção de cerveja, entre outras políticas públicas voltadas para o setor.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.