Agentes chamam atenção para volta do trânsito na capital em meio à pandemia

Presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Goiânia, Andrea Gonçalves esteve no TBC 1 comentando o grande volume de carros nas ruas

A apresentadora Danila Bernardes e a presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Goiânia, Andrea Gonçalves, nos estúdios da TBC

Com a queda no índice de isolamento social medido em Goiânia, para cerca de 34% na última quinta-feira, 30, véspera do feriado de 1º de Maio, é perceptível a volta do volume de carros em circulação em Goiânia. 

Para abordar o assunto, a apresentadora do telejornal TBC 1 da TV Brasil Central, Danila Bernardes, recebeu nesta segunda-feira, 4, a presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Goiânia, Andrea Gonçalves. Ela comentou a preocupação com a volta da circulação de carros como sinal de um afrouxamento do isolamento social e do risco do aumento de acidentes, o que impactaria ainda mais a capacidade de atendimento dos hospitais.

“Claro que o número de carros em si não aumenta o número de acidentes, pois sabemos que cerca de 93% dos acidentes são provocados porque alguém cometeu uma infração de trânsito”, disse a agente informando que as infrações mais comuns são excesso de velocidade e avanço de sinal do semáforo.

Maio Amarelo

Andrea Gonçalves disse que o respeito ao isolamento social no início da pandemia na capital, em março último, levou a uma queda de 50% a 70% no volume de circulação de carros na cidade, com redução proporcional do registro de infrações e acidentes. “Voltando a circulação normal, volta tudo, as infrações e também os acidentes”, observou.

Ela informou que a fiscalização dos agentes e dos radares instalados na cidade continua funcionando normalmente, com exceção da fiscalização da CNH vencida, suspensa provisoriamente pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). 

Andrea Gonçalves terminou informando os cuidados que Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) tem tomado para manter o trabalho de fiscalização nas ruas e falou da campanha anual de prevenção de acidentes de trânsito, Maio Amarelo, que este ano será feita apenas pela internet.

A íntegra da entrevista pode ser conferida logo abaixo:

ABC Digital