ABC tem portas abertas para os músicos goianos

Veículos de comunicação da Agência, tanto TV como rádios, além das plataformas digitais, incentivam a produção cultural local

Os músicos goianos têm espaço garantido na programação da Brasil Central. Tanto a TV Brasil Central, Rádio Brasil Central AM, RBC FM e as plataformas digitais destinam um espaço especial aos artistas que levam a cultura goiana pelo mundo.  A regra é que a música produzida em Goiás precisa ser tocada, não por uma imposição, mas pela qualidade. 

“A Brasil Central está de portas abertas para todos os artistas de Goiás. E todos os dias nós temos aumentado nossa programação para abrir mais espaço para nossos artistas goianos”, diz o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. O diretor de Telerradiodifusão, Rafael Vasconcelos reforça: “Nós recebemos os músicos goianos aqui na ABC por diversas oportunidades, com portas abertas, com muita alegria e muito prazer, e faremos isso quantas vezes forem necessárias.”

Vários programas, com foco exclusivo na divulgação da música goiana já existem e outros estão sendo criados, como o Estúdio RBC, que estreia na próxima semana.  Segundo o gerente das Rádios, Jean Lopes, semanalmente um artista vai participar do programa, falando de seus shows e álbuns, e divulgando sua música e arte.

Na TV Brasil Central, o Programa de Quinta, exibido semanalmente, foca principalmente em divulgar a cultura goiana. “Eu chamei a Graça Torres, e já tinha esse nome. Até a gente brinca que o programa é de quinta mas os convidados são de primeira. E os convidados nossos de primeira são os artistas goianos, quem faz a história de Goiás e a nossa identidade cultural”, ressalta a coordenadora do Departamento de Conteúdo da TBC e apresentadora do programa, Mazé Alves.

Muitos cantores goianos, como Pádua e Fernando Perillo, reconhecem a importância dos veículos da ABC para divulgar os artistas da nossa terra. “É indiscutível. [A Brasil Central] é um organismo que tem como principal função ser a voz da gente. Eu como artista sempre tive meu trabalho prestigiado pelos veículos de comunicação da ABC”, completa Pádua.  

Outro exemplo é a parceria da Brasil Central com a Secretaria da Cultura na transmissão das Lives Culturais, eventos-shows que arrecadam cestas básicas para famílias dos músicos goianos afetadas pela pandemia. Além de disponibilizar toda a equipe técnica, os shows são transmitidos simultaneamente pela TV Brasil Central e pelo canal do YouTube da TBC.

Já tradicional, nas rádios as participações dos músicos são diárias durante toda a programação tanto em programas específicos, quanto em outros programas da grade. No Em Casa da RBC FM, veiculado quatro vezes por dia, 33 artistas goianos já gravaram depoimentos sobre seus sucessos, que são tocados na programação da emissora. 

E os espaços para os talentos goianos também estão presentes nos programas jornalísticos. O TBC Debate criou uma temática cultural para debater a importância dos artistas para o Estado. Nenhum outro complexo de comunicação de Goiás destina tanto espaço aos artistas goianos. E o propósito é aumentar ainda mais essa programação.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.