A turma do som na caixa da ABC

Equipe de Sonorização Externa da Agência Brasil Central (ABC) garante a boa troca de informações nos eventos do governo estadual

Atuando nos bastidores, a equipe de Sonorização Externa da Agência Brasil Central (ABC) vem garantindo há mais de 40 anos o bom funcionamento do sistema de som nos eventos do governo. Atualmente, 10 servidores atuam no setor, atendendo de pequenos a grandes eventos que contem com a participação do governador, vice ou da primeira-dama.

Segundo o coordenador da equipe, Sandro Junior Mendes de Oliveira, a demanda por serviços da Sonorização Externa parte sempre do cerimonial do governador, da vice-governadoria ou primeira-dama requerendo equipamentos e equipe para os eventos oficiais onde eles aconteçam.

“Sonorizamos desde pequenos até grandes eventos, como Fica [Festival de Cinema Ambiental], Canto da Primavera ou mudança da capital para Cidade de Goiás”, enumera Sandro Junior alguns dos diversos eventos em que a equipe atua. Para isso, informa, a equipe conta com 11 mesas de som analógicas, 38 caixas e 25 microfones.

Sandro Junior diz que normalmente vão dois operadores por evento, número que pode variar conforme o tamanho do evento. “Para os grandes levamos praticamente toda a equipe, que não é grande”, diz. Dos 10 servidores, seis são técnicos operadores. “Nossa turma é pequena mas aguerrida, temos aqui desde novatos a técnicos experientes, com passagens por grandes eventos dentro e fora do Estado”, elogia.

O coordenador diz que, com a pandemia de coronavírus, a equipe teve que adicionar uma função no trabalho, surgindo a figura do “limpador de microfone”. É que o protocolo de segurança contra disseminação do novo vírus nesses casos prevê a limpeza frequente dos microfones usados nos eventos, todos eles hoje pequenos, em função das próprias restrições de público.

“Isso ocorre especialmente em eventos com as prefeituras. Mas é apenas um detalhe, não nos atrapalha. Pelo contrário, passou a ser mais um item fundamental para garantir a segurança de todos e o sucesso do nosso trabalho”, conclui Sandro Junior, que está na ABC há mais de 10 anos.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.