22 anos depois, a TV Brasil Central resgata o jornalismo esportivo da emissora com equipe própria

Novo programa diário, o TBC Esportes estreia nesta segunda-feira, 21, e resgata a tradição de jornalismo esportivo das emissoras públicas da Agência Brasil Central (ABC)

A equipe do TBC Esportes, nos estúdios da TBC

Após 22 anos, o esporte está de volta à telinha da TV Brasil Central, emissora da Agência Brasil Central (ABC). Nesta segunda-feira, 21, vai estrear o TBC Esporte. O programa será exibido de segunda à sexta-feira, a partir das 19 horas, com produção e apresentação de equipe própria. Serão 60 minutos de jornalismo cobrindo todos os esportes, mas tendo o futebol como carro-chefe.

Profissionais da TBC e rádios Brasil Central AM e RBC FM estarão à frente do novíssimo TBC Esporte, com Thaís Freitas e Evandro Gomes na apresentação. O programa contará com reportagens de profissionais consagrados da crônica esportiva de Goiás – José Calazans, Rupert Nickerson e Dante Keller –, além de Vitor Monteiro, na produção e comentários. Juntos esses expoentes da crônica esportiva vão levar ao telespectador informações sobre o futebol goiano, nacional e internacional.

Segundo Thaís Freitas, a expectativa da equipe é boa, pois vai juntar profissionais experientes na área e com passagens por diferentes emissoras de rádio e tevê. “Para mim é uma honra trabalhar com essas feras. Já nos conhecemos por fazermos muitas coberturas esportivas por diferentes emissoras e agora podermos trabalhar juntos vai ser muito legal”, comemora Thaís.

Ela diz que a equipe trabalha a todo vapor, com muito material já produzido que será incrementado com as novidades do fim de semana para a estreia na segunda-feira à noite. “O foco será mesmo o futebol, mas vamos abordar todos os esportes, trazendo sempre um bom panorama esportivo de Goiás para os telespectadores”, diz a apresentadora.

Tradição

Segundo o diretor de Telerradiodifusão, Imprensa Oficial e Site da Agência Brasil Central (ABC), Rafael Vasconcelos, a cobertura esportiva sempre foi uma tradição da marca Brasil Central. A pedido do governador Ronaldo Caiado e do secretário de Comunicação Tony Carlo, a exibição de um programa de esporte era, também, uma demanda dos telespectadores da emissora de TV do complexo de comunicação pública de Goiás, o que demonstra a sensibilidade do presidente da ABC, Reginaldo Júnior, em relação aos desejos do público, assim como dos servidores da casa.

As décadas de 1970 a 1990 foram o auge da equipe de esportes da Rádio Brasil Central. O Escrete de Ouro, como era chamado, contava com os maiores nomes da crônica esportiva do estado. Agora, o TBC Esporte vem fazer jus a esta fama. Rafael Vasconcelos destacou que o programa fará “jornalismo esportivo, de qualidade e diferenciado”. E, com um detalhe importante: será produzido por equipe própria, e não terceirizado como já aconteceu no passado.

Além da cobertura do futebol, o TBC Esporte vai dar atenção às diversas categorias de esporte especializado praticadas no estado. O presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior, no cargo há apenas 40 dias, afirma que fez questão de resgatar a história do jornalismo esportivo da emissora. Para ele a tradição da boa cobertura esportiva da TV Brasil Central está sendo resgatada. "A TV Brasil Central merece ter equipe esportiva própria, nossos profissionais são capazes de fazer o principal programa do gênero em Goiás", destacou.

ABC Digital