“Estamos com 78% de lotação nos hospitais e ainda não atingimos o pico da doença”, alerta superintendente da Secretaria de Saúde no TBC 1

Flúvia Amorim disse que o crescimento dos casos está diretamente relacionado com a baixa taxa de isolamento social

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Flúvia Amorim, e a apresentadora Eva Taucci, nos estúdios da TBC

Escalada do novo coronavírus em Goiás se aproxima de 11 mil casos confirmados nesta terça-feira, 16. Segundo boletim epidemiológico diário da Secretaria de Estado da Saúde (SES), há 226 mortes confirmadas pela doença, sendo 23 nas últimas 24 horas. No Estado, há 35.710 casos suspeitos em investigação. Outros 18.734 já foram descartados. 

Para comentar os dados e dar um panorama da Covid-19 no estado, a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Flúvia Amorim, participou do TBC 1 da TV Brasil Central. Por videoconferência com a apresentadora Eva Taucci, Flúvia disse o aumento de casos só pode ser combatido com elevação dos índices de isolamento social, que seguem baixos. 

“Estamos com uma taxa de ocupação de leitos de UTI nos hospitais públicos estaduais em 78% e ainda não atingimos o pico da doença, o que está previsto para meado de julho. Isso é muito preocupante porque há uma dificuldade de ampliação de leitos, ou porque não tem equipamentos ou não tem pessoal. Então, a única forma que temos para preservar leitos em hospitais é diminuir o número de casos e para isso precisamos aumentar nossos índices de isolamento social”, alerta a superintendente da SES.

Flúvia Amorim disse que o isolamento social em Goiás tem se mantido baixo, chegando ao máximo de 44% em alguns fins de semana. Estudos mostram que o isolamento mínimo para se ter segurança na oferta de leitos hospitalares é de 50%. A superintendente da SES abordou ainda o crescimento de casos no interior do estado, destacando Rio Verde e Anápolis, que vêm tendo crescimento no número de infectados. 

Confira a entrevista completa:

ABC Digital