HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Programa Todas as Coisas discute a depressão na adolescência
Publicado em: 2019-12-09 08:52:35

O Todas as Coisas da TV Brasil Central desta segunda-feira, 9, vai falar sobre depressão na adolescência. O programa começa às 19h15, com apresentação de Susete Amâncio e Kamylla Rodrigues.

Segundo os psicólogos, a depressão é uma doença que se caracteriza pela falta de prazer no dia a dia. Em geral, vem com disfunções do sono e da alimentação. Existem pessoas que dormem muito, outras simplesmente não têm sono. Já há aquelas que engordam e outras que perdem muito peso.

Isso piora muito se a depressão ocorre na adolescência. Ou seja, o período em que a pessoa se encontra em processo de mudanças físicas e de ressocialização ou reentrada na vida social. E o prazer e a auto estima são fatores essenciais. Isso porque, na adolescência, de acordo com os psicólogos e psiquiatras, o risco de saúde mental é maior.

Jovens

Se não bastasse listar alguns dos sintomas e perceber a gravidade da doença.conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão é a segunda causa de morte entre jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos, com casos recorrentes de suicídio e auto mutilação.

O número daqueles que sofrem de transtornos como depressão e ansiedade também é considerável: 15% da população nesta mesma faixa etária são acometidos por este tipo de doença.

A doença atinge cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil. Cada vez mais os jovens e adolescentes entram nas estatísticas, causando inquietação entre os pediatras, pais e educadores.

Convidados

Para discutir o assunto, vão estar no estúdio a psicóloga, psicanalista e especialista em problemas do desenvolvimento da infância e adolescência, Marcella Haick Mallard; a psicopedagoga e terapeuta de família Fabíola Sperandio; e o médico psiquiatra Marcelo Caixeta, que tem larga experiência em casos clínicos e tratamentos bem sucedidos de combate à depressão.

O Todas as Coisas será transmitido, ao vivo, pela TV Brasil Central/TV Cultura canal 13, ou na NET canal 520 a partir das 19h15. O programa também pode ser acompanhado pelo Facebook (/tvbrasilcentral); e depois na playlist da emissora no Youtube (www.yotube.com/tvbrasilcentral).

Durante o Todas as Coisas o telespectador pode participar do bate-papo, enviando mensagens ou perguntas pelo WhatsApp (62) 3201 7704.

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado