HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Como falar de morte é o tema do Programa Todas as Coisas
Publicado em: 2019-11-04 08:55:11

O Programa Todas as Coisas da TV Brasil Central desta segunda-feira, 4, vai falar sobre a morte. O tema escolhido pela produção tem como objetivo homenagear os mortos, que foram lembrados em 2 de novembro, Dia de Finados. O programa começa às 19h15 horas e será apresentado pelas jornalistas Susete Amâncio e Kamylla Rodrigues.

As pessoas nascem, crescem e morrem. É como se fosse o começo, o meio e o fim. Mas uma pergunta que nasce também com a vida é: de onde viemos e para onde iremos depois de morrer? As respostas, muitas vezes, estão na formação, percepção de mundo e até mesmo na religião das pessoas.

Para uns, quando morremos vamos para outro plano existencial. Ou seja, para o céu ou para o inferno. Ou nascemos de novo, na chamada reencarnação. Já para outros, a morte é a próxima etapa da missão, porque o corpo que habita a vida tem validade, já que esses acreditam na eternidade. Outros ainda afirmam que tudo se acaba com a morte.

O Dia de Finados no Brasil, celebrado em 2 de novembro, é lembrando com um sentimento de saudade. Para muitos brasileiros, a data é marcada por tristeza, em respeito a amigos e familiares mortos. Porém, em outras nações a data já não é vista com tanto pesar.

No México, por exemplo, o Dia dos Mortos se inspira em tradições milenares dos Astecas e outros grupos indígenas pré-colombianos. O ritual é marcado por festividades alegres em cemitérios e procissões pelas cidades. Já nos Estados Unidos, o Dia dos Mortos é celebrado em 31 de outubro, no Halloween ou Dia das Bruxas. A data tem à fantasia e decorações com abóboras, esqueletos e fantasmas.

Certeza

Além de todos esses questionamentos sobre vida e morte, o ser humano sabe que o fim da vida é uma certeza. Um dia, a morte chega para todos. Mas como lidar com essa certeza? O medo da morte é natural? Tem gente que tem medo de morrer, outros não. Perder um ente querido é outra situação que provoca muita tristeza e dor. Como lidar com o sentimento de perda da pessoa amada? E como e quando falar de morte para uma criança?

Para falar de um jeito mais simples de morte e ajudar a compreender melhor tantas questões relacionadas ao tema, as apresentadoras do Todas as Coisas vão receber no estúdio a psicóloga Cida Alves; o professor e historiador Samuel Vaz; e o empresário Gilberto Teixeira da Silva, que faz um trabalho voluntário de acolhimento às famílias dos pacientes do Hospital Araújo Jorge, unidade de referência no tratamento de câncer em Goiânia.

O programa é transmitido ao vivo pela TV Brasil Central/TV Cultura canal 13 ou na NET canal 520, a partir das 19h15 horas. O Todas as Coisas também pode ser acompanhado pelo Facebook da TBC (/tvbrasilcentral); e depois na playlist da emissora no Youtube (www.yotube.com/tvbrasilcentral). O telespectador também pode participar do bate-papo, enviando mensagens ou perguntas pelo WhatsApp (62) 3201 7704.

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado