HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

O Todas as Coisas vai falar de mobilidade urbana
Publicado em: 2019-09-30 08:00:48

O Todas as Coisas da TV Brasil Central vai falar nesta segunda-feira, 30, de mobilidade urbana. O programa será transmitido ao vivo, a partir das 19 horas, com apresentação das jornalistas Susete Amâncio e Darmélia Barbosa, e a participação de convidados especialistas no assunto.

O trânsito das grandes cidades é sempre motivo de reclamação. Seja de quem usa o transporte coletivo; ou de quem se desloca de carro próprio, moto ou bicicleta. A cada dia, milhares de novos veículos são colocados nas ruas, provocando mais reclamações, acidentes, poluição ao meio ambiente, entre outras consequências.

Para ganhar tempo ao percorrer distâncias nas grandes cidades, as pessoas precisam de mobilidade urbana eficiente, segura, e claro, rápida. Como isso não ocorre em muitos casos, o trânsito acaba se transformando em vários pontos de congestionamento, atraso e principalmente em motivo de estresse por parte de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Quem nunca se irritou com um trânsito que anda a passos de tartaruga? Ninguém se acostuma com essa situação.

Plano Diretor

Cabe ao poder público, que é o responsável pela gestão da mobilidade urbana, executar obras de melhorias, fiscalizar e fazer planos para o futuro da cidade nesse setor. As demandas que precisam ser atendidas para um trânsito melhor dependem do chamado Plano Diretor do município.

Em Goiânia, o último Plano Diretor elaborado, e que ainda está valendo, é o de 2007. Desde então, a cidade já é outra e conta hoje com mais de 1,4 milhão de pessoas. O novo Plano Diretor da capital para os próximos dez anos está em discussão desde 2017. Tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal, onde aguarda parecer da Procuradoria.

Nos últimos meses, a prefeitura de Goiânia está executando obras em várias regiões, com o objetivo de melhorar a mobilidade da capital. O tema, então, é bem atual e mexe com o dia a dia das pessoas. Por, isso esta edição do Todas as Coisas está imperdível. Ele é ao vivo pela TV Brasil Central/TV Cultura canal 13 ou na NET canal 520. O programa pode ser acompanhado também pelo Facebook da TBC (/tvbrasilcentral) e depois na playlist da emissora no Youtube (www.youtube.com/tvbrasilcentral).

O telespectador participa do bate-papo, enviando mensagens e perguntas pelo WhatsApp (62) 3201-7704. Estarão no estúdio o presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito, Horácio Mello; o secretário Municipal de Trânsito, Fernando Melo; e a psicóloga Danielle Gurgel.

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado