HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Assembleia faz homenagem aos 85 anos de AGI e entre os condecorados está a diretora da ABC Elizeth Araújo
Publicado em: 2019-09-10 12:15:57

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageará, nesta terça-feira,10, às 19h30, em sessão especial no Plenário Getulino Artiaga, a Associação Goiana de Imprensa (AGI) pelos seus 85 anos. Serão homenageados 74 profissionais da imprensa goiana, que receberão o Certificado de Honra ao Mérito Legislativo. Uma das profissionais homenageadas é a jornalista Elizeth Araújo, diretora de Telerradiodifusão, Imprensa Oficial e Site da Agência Brasil Central (ABC). A iniciativa é do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), em reconhecimento aos serviços prestados pela AGI no desenvolvimento do Estado de Goiás, notadamente na área da comunicação.

Presidente da AGI, o jornalista Valterli Guedes está convidando, pelas redes sociais, a população para a homenagem e ressaltando que a proposta foi aprovada por unanimidade, demonstrando que ela é oportuna. Em nome da entidade que representa, ele agradece a deferência dos deputados e se compromete a continuar o trabalho que realiza em prol de uma imprensa cada vez mais livre, humana, justa e democrática.

Em matéria veiculada no site da Assembleia, Valterli reitera: “Vamos homenagear, inclusive, membros do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás, que tem caminhado lado a lado com a AGI, desde a sua fundação, sobretudo em sua tradicional realização do Político do Ano”.

Sobre a história da entidade, ele diz que ela foi criada em 10 de setembro de 1934, no salão nobre do Lyceu de Goiás, onde funcionava a primeira Faculdade de Direito do Estado, por 15 jovens comunicadores em diversas funções e órgãos de imprensa, tendo como primeiro presidente Albatênio Caiado de Godoy. Em 1937, ela foi transferida para Goiânia, a nova capital, e teve como presidente Joaquim Câmara Filho, o segundo na cronologia da entidade.

Entre os fundadores da AGI aparecem Venerando de Freitas Borges (primeiro prefeito de Goiânia), Jaime Câmara, Alfredo Nasser, Vasco dos Reis Gonçalves, Agnelo Arlington Fleury Curado, Zoroastro Artiaga, Abdalla Samaha, Benjamim da Luz Vieira, Goyaz do Couto, Mário Mendes da Costa, Claro Augusto de Godoy, João Monteiro, Ignácio Xavier da Silva e Octávio Artiaga.

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado