HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Governo de Goiás assina adesão à Rede Gov.br
Publicado em: 2019-09-04 10:11:45

Oferecer ao cidadão acesso aos serviços do Estado na palma da mão e/ou na tela do computador. Esse é o objetivo do governador Ronaldo Caiado ao assinar, na última terça-feira, 3, a adesão de Goiás à Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.br). A plataforma vem ao encontro dos projetos do governo estadual, que já trabalha o uso da inovação e da tecnologia para facilitar a vida da população e promover economias para o Estado. “Goiás vai mostrar que as pessoas não precisam suportar horas em uma fila para ter acesso aos serviços públicos”, destacou Caiado.

A Rede Gov.br é uma plataforma que se propõe a modernizar a gestão pública, facilitando o acesso aos serviços, via aplicativo ou site. Goiás é o sexto Estado a aderir ao programa, mas ingressa, segundo Caiado, com o desafio de ser campeão na apresentação de resultados. “Vocês podem ter certeza que seremos o primeiro a ter o governo totalmente digitalizado. Esse é um desafio que quero colocar aqui a todos os servidores”, anunciou o governador. O Goiás Digital, destacou o governador, será um marco e fará o cidadão se sentir respeitado, além de contribuir para a estruturação e reconstrução do Estado.

Mais eficiências, menos custos

Além facilitar para o cidadão, a ferramenta garante corte de gastos para a máquina pública. Segundo o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro, a previsão é que a União economize, com a digitalização dos serviços federais, algo em torno de R$ 7 bilhões por ano. “De janeiro a agosto, 316 serviços que eram feitos presencialmente passaram a ser realizados por meio digital, o que resultou em uma economia de R$ 1 bilhão”, apontou. Um dos órgãos beneficiados foi o INSS, que disponibilizou 90 tipos de serviços pelo meio digital. “Em janeiro 8% dos pedidos do INSS eram feitos em canais digitais. Em agosto subiu para 70%. As agências estão vazias, sem aquelas filas enormes”, assegurou Monteiro.

O governador Ronaldo Caiado ressaltou que Goiás já caminha para digitalizar os serviços prestados e determinou celeridade nesse processo. “É um absurdo termos processos intermináveis e um consumo exagerado de papel. Vamos utilizar esse exemplo da Previdência Social e repercutir para [atender] o produtor rural, que precisa se deslocar uma distância enorme para tirar guia de embarque, ou caracterizar que fez a vacinação. Precisamos gerar economia, dar celeridade e melhorar o atendimento ao cidadão”, sublinhou Ronaldo Caiado.

Luís Felipe Monteiro salientou a importância da plataforma digital para a transformação digital do Estado. “O senhor [governador Caiado] tem a oportunidade, junto com sua equipe, de promover uma transformação, pois entendeu que a sociedade brasileira está migrando rapidamente para esse canal. E o governo tem que, da mesma forma, ser digital”, frisou secretário. Ele ainda apresentou outro dado interessante, a digitalização é capaz de reduzir o custo da oferta de um serviço em até 97%. “É muito mais barato para o governo e o cidadão, e a qualidade do serviço é melhor”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Administração, Bruno D’Abadia, com a assinatura da adesão, o Estado passa a definir sua carta de serviços, um instrumento que indicará para o cidadão os serviços públicos de cada pasta. Após essa etapa, o governo pode fazer a previsão de economia que poderá ter com a digitalização. “Vamos modernizar, transformar, digitalizar as ações do Estado para que o cidadão possa ter serviços que sejam mais eficientes, rápidos, baratos e que são transparentes, atendendo inclusive ao Programa de Compliance Público estabelecido no Estado de Goiás.”

“Isso é um passo fundamental para que, de forma estruturada, e passo a passo, consigamos transformar todos os serviços do Estado de Goiás em serviços mais eficientes, mais simples, e que possam ser acessados remotamente. Assim, cada vez mais vamos oferecer a empresas e empreendedores, que querem desenvolver seus negócios no Estado de Goiás, a possibilidade de fazer isso de forma simplificada”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima.

Participaram da assinatura do termo de adesão os secretários de Estado Ernesto Roller (Governo), Marcos Cabral (Desenvolvimento Social), Valéria Torres (Comunicação), Edival Lourenço (Cultura), tenente-coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar) e Fábio Cammarota (Governadoria), além do presidente da Codego, Pedro Sales.

FONTE: Site de Notícias do Governo de Goiás/Secom - Governo de Goiás

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado