HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Coordenador do Departamento de Conteúdo da TBC recebe medalha no Prêmio Jaburu
Publicado em: 2019-08-29 10:13:08

O coordenador do Departamento de Conteúdo da TV Brasil Central, emissora da Agência Brasil Central (ABC), Jarleo Barbosa, recebe na noite desta quinta-feira, 29, a Medalha de Destaque Cultural do Ano 2019. A homenagem faz parte da solenidade do Prêmio Jaburu.

No evento, serão homenageados com o troféu Jaburu o ator e diretor Mauri de Castro (edição 2018), o fotógrafo Hélio de Oliveira (edição 2019) e o poeta Luiz Fernando Valadares, este último pelos 50 anos de criação do Conselho Estadual de Cultura de Goiás.

A solenidade acontece na Sala de Cultura Gercina Borges Teixeira do Palácio das Esmeraldas, com as presenças do governador Ronaldo Caiado, da presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nancy Ribeiro de Araújo e Silva, de autoridades e personalidades da área cultural goiana.

Criado por lei no fim da década de 1970 e entregue pela primeira vez à poeta Cora Coralina em 1980, o Troféu é considerado a mais distinta comenda que o Governo de Goiás concede aos nomes e valores da cultura goiana. Em 2017, o agraciado foi o ator goiano Stepan Nercessian. O troféu é uma escultura em bronze de autoria da artista plástica Neuza Moraes.

Escolha

A escolha das personalidades e entidades que serão agraciadas com a Premiação Jaburu 2018/2019 ocorreu em sessão plenária extraordinária do Conselho Estadual de Cultura, realizada no dia 16 de junho último. Jarleo Barbosa vai receber a Medalha de Destaque Cultural do Ano 2019 por sua contribuição na área audiovisual.

A TV Brasil Central, por meio do Departamento de Conteúdo, tem programas próprios e tem produções premiadas. Em julho último, o documentário Ditadura – Um passado sombrio foi o vencedor do 1º Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos para a Imprensa, na categoria produção jornalística em vídeo, reportagens e séries em vídeo veiculados em canais de TV aberta.

Além do Troféu Jaburu, serão feitas as entregas das Medalhas e Diplomas de Mérito Cultural. Doze medalhas serão distribuídas para representantes das áreas de Música, Letras, Artes Cênicas, Artes Integradas, Patrimônio Cultural e Audiovisual. Um total de 35 personalidades e entidades será homenageado ainda com Diplomas de Destaque Cultural do Ano (edições 2018 e 2019).

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado