HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Todas as Coisas vai falar de combate ao fumo
Publicado em: 2019-08-26 08:13:35

Nesta quinta-feira, 29, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O Todas as Coisas também entra nesta campanha para reforçar as ações de sensibilização e de mobilização, no sentido de alertar a população para os danos causados pelo tabaco. O programa da TV Brasil Central começa às 19 horas desta segunda-feira, 26, com a apresentação das jornalistas Kamylla Rodrigues e Darmélia Barbosa.

Criada em 1986 pela Lei Federal nº 7.488, a data é mais uma oportunidade para destacar o combate ao tabagismo, que é reconhecido como um problema de saúde coletiva. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Cerca de 10% dos fumantes chegam a reduzir sua expectativa de vida em 20 anos.

A OMS estima ainda que um terço da população mundial adulta seja fumante, ou seja, 1,2 bilhão de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres). A boa notícia é que está caindo o número de fumantes no Brasil. Uma pesquisa divulgada em maio, pelo Ministério da Saúde, aponta que mais de 90% da população brasileira não tem o hábito de fumar. Em 2018, 9,3% dos brasileiros afirmavam ser fumantes. Nos últimos 12 anos, a quantidade de pessoas que fumam caiu 40% em todo o País.
Resultados positivos

Os resultados positivos das campanhas e ações de combate ao fumo dizem ainda mais. O Brasil e a Turquia são os dois únicos países, entre as 171 nações que aderiram às medidas globais da OMS, que implementaram ações governamentais de sucesso para a redução do consumo de tabaco. Os dados estão no 7º Relatório da OMS sobre a Epidemia Mundial do Tabaco, divulgado no mês passado. O levantamento tem foco nos progressos feitos pelos países para ajudar as pessoas a deixarem de fumar.

Para saber mais sobre o tema, o telespectador deve acompanhar o Todas as Coisas, ao vivo, pela TV Brasil Central/TV Cultura canal 13 ou na NET canal 520. As apresentadoras Kamylla Rodrigues e Darmélia Barbosa vão receber no estúdio a pneumologista Fernanda Miranda de Oliveira; a representante da Secretaria Estadual de Saúde, Selma Alves Tavares Oliveira; e o músico Fausto Noleto.

É possível participar do bate-papo enviando comentários e perguntas pelo WhatsApp (62) 99673 4567. O programa pode ser acompanhado também ao vivo pelo Facebook da TBC (/tvbrasilcentral) e depois na playlist da emissora no Youtube (www.youtube.com/tvbrasilcentral).

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado