HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Programação do Ano Cora Coralina é debatida em reunião
Publicado em: 2019-08-15 08:07:25

O Governo de Goiás realizou nesta quarta-feira, 14, a reunião de partida do Ano Cora Coralina. Participaram representantes de várias áreas do governo. O encontro foi uma prévia para discutir ideias e a programação que será desenvolvida ao longo do ano cultural em homenagem à escritora goiana. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás).

O governador Ronaldo Caiado assinará, em solenidade na cidade de Goiás no dia 20 de agosto, o decreto que institui 20 de agosto de 2019 a 20 de agosto de 2020 como o Ano Cultural Cora Coralina. A instituição da data tem como finalidade homenagear esse expoente da Literatura Brasileira, em razão de sua significativa contribuição à Cultura Goiana. Este ano completam-se 130 anos do nascimento da escritora. A decisão do governador foi anunciada no final do mês passado, durante as solenidades de transferência da capital para a Cidade de Goiás.

Na reunião desta quarta, participaram representantes da Secult, vice-governadoria, Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Comunicação (Secom), Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), Secretaria de Governo (Segov), Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo) e Agência Brasil Central (ABC). Outras áreas do governo também devem integrar as ações. “A ideia do governador Ronaldo Caiado é que o número maior de áreas esteja integrado nessa ação que homenageia esse ícone que foi Cora Coralina”, disse o secretário de Cultura, o também escritor Edival Lourenço.

O Ano Cora Coralina é uma iniciativa do governo e tem como proposta promover, durante todo o ano, diversos eventos em homenagem à escritora que é um ícone da literatura goiana e brasileira. Estão previstas no roteiro inúmeras atrações, que incluem saraus literários, oficinas, concursos de redação, exibições audiovisuais, exposições, concurso literário, entre outras atividades. Outras possibilidades são explorar o roteiro do Caminho de Cora Coralina, que foi reestruturado pela Goiás Turismo, e também incluir programação alusiva na Vila Cultural Cora Coralina, ligada à Secult Goiás.

Além disso, a ideia do governo é integrar as ações com órgãos da sociedade civil organizada, como entidades culturais e de classe, escolas públicas e privadas, universidades, museus, por exemplo. “Nossa proposta é integrar, além das ações de governo, diversas instituições da sociedade. Creio que muita gente pode dar sua contribuição a essa justa homenagem. Cora Coralina é uma figura importante para a nossa literatura, para a Cultura, mas vai além disso. Ela foi uma mulher que esteve muito à frente do seu tempo. Há muitas décadas ela defendia e representava ideais que estão presentes no mundo de hoje”, acrescentou Edival Lourenço.

Além de Edival Lourenço, também estiveram na reunião os secretários Ernesto Roller (Segov), Marcos Cabral (SEDS), Valéria Torres (Secom) e a presidente da ABC, Elizeth Araújo.

Símbolo

Cora Coralina nasceu Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas às margens do Rio Vermelho em 20 de agosto de 1889, na Cidade de Goiás, antiga Vila Boa. Cora, pseudônimo que adotou para seus livros, se tornou um nome de referência na literatura em Goiás e uma das mais admiradas escritoras brasileiras. Uma mulher guerreira, que enfrentou lutas e obstáculos ao longo da vida, mas não se deixou a vencer. Aos 14 anos, se enveredou na literatura, e começou a escrever seus primeiros versos, com textos que falam de sua história simples e regada de emoções.

Seu primeiro livro foi publicado já aos 76 anos, intitulado Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, seguido de outras edições de inspirados poemas. Cora também era doceira, oficio que aprendeu por amor e com o qual ganhava a vida, inspirando outras tantas mulheres. Cora Coralina faleceu em Goiânia, no dia 10 de abril de 1985, aos 95 anos, deixando um grande legado artístico que a projetou para o mundo.

FONTE: Comunicação Setorial - Secult Goiás

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado