HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

TBC é vencedora do 1º Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos para a Imprensa
Publicado em: 2019-07-03 11:52:54

O documentário Ditadura – Um passado sombrio, produzido pela TV Brasil Central, foi o vencedor do 1º Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos para a Imprensa, na categoria produção jornalística em vídeo, reportagens, documentários e séries em vídeo veiculados em canais de TV aberta. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira, 2, durante evento realizado no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro.

O prêmio integrou as comemorações dos três anos de existência do Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno. Durante o evento, também foram homenageados três defensores históricos de direitos humanos de Goiás: Maria Delma da Costa, Pedro Wilson Guimarães e Frei Marcos Sassatelli.

O documentário da TBC foi produzido no final de 2018. Ele possui sete episódios que têm como mediador o jornalista e sociólogo Renato Dias. A série documental traz informações históricas fiéis aos acontecimentos da época. Começa antes de 1964, passa pela decretação do Ato Institucional nº 5 (AI-5) e termina na reabertura democrática.

“A série trata a época da ditadura militar brasileira, tanto da perspectiva nacional quanto da regional. É um registro histórico, acima de tudo”, destaca do coordenador do Departamento de Conteúdo da TBC e diretor da série, Jarleo Barbosa. Os entrevistados de cada episódio relatam como esse período deixou marcas no País, no Estado e em suas vidas.

Ficha técnica

A ficha técnica do documentário Ditadura – Um passado sombrio é a seguinte: Renato Dias, pesquisa, argumento e entrevistas; Jarleo Barbosa, direção, roteiro e edição; Juliana Diniz, Produção; Carla Lacerda, texto; Ivan Abdalla, narração; Mazé Alves, assistente de direção; Amanda Fraga, assistente de produção; Laura Jorge, designer; Paulo Caetano e Kanji Iwamoto Jr, videografismo; Ítalo Lopes, assistente de edição; Rodrigo Albernaz/Alfredo Nascimento, direção de imagem; Carlos Antônio da Silva Vieira, áudio; Francisco Junio, play out; e Walllison Balsanof , operador de vídeo; Agnaldo Silva/ João Paulo dos Santos/Raulino Donizete/Juarez Gutemberg/ Éder Pimenta/ Célio Silveira, câmeras.

O 1º Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos para a Imprensa foi lançado pelo Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, Sindicato de Jornalistas de Goiás, Faculdade de Informação e Comunicação (FIC – UFG) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG). O troféu símbolo do Prêmio foi criado pelo artista plástico Oscar Fortunato.Sua finalidade é reconhecer e premiar jornalistas, repórteres, fotógrafos, artistas do traço e estudantes universitários de Goiás, em sete categorias diferentes, que publicaram trabalhos ligados à temática dos direitos humanos ao longo do ano passado, nos veículos de comunicação do Estado.

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado