HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

O programa Todas as Coisas vai falar de violência contra o idoso nesta segunda-feira, 17
Publicado em: 2019-06-14 16:49:52

O Todas as Coisas da TV Brasil Central desta segunda-feira, 17, vai falar sobre um tema delicado: a violência contra o idoso. O programa começa às 19 horas, com apresentação de Susete Amâncio e Darmélia Barbosa, e participação de convidados especiais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que um em cada seis idosos é vítima de violência de algum tipo, seja física, psicológica ou emocional, patrimonial ou financeira. E isso ocorre com mais frequência no meio familiar.

A pessoa idosa ainda está sujeita ao abandono por parte da família, que é caracterizado principalmente pela falta de proteção e assistência aos que já passaram dos 60 rumo aos 100 anos de idade.

Fica mais evidente esse abandono quando os mais velhinhos são levados para abrigos que, mesmo tendo assistência adequada, são simplesmente esquecidos pelos parentes. No ano passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez uma projeção de que, em 2060, 32% da população brasileira será composta por pessoas com mais de 60 anos, superando o número de jovens do mesmo período. Será que estamos preparados para esse cenário?

Estatuto do Idoso

Criado em 2003, o Estatuto do Idoso trouxe mais garantia aos direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Mas com certeza ainda são necessárias mais políticas públicas para evitar agressões de todos os tipos contra os idosos.

Neste sábado, dia 15 de junho se comemorou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Especialistas no assunto dizem que o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial.

Para aprofundar ainda mais nesse tema o Todas as Coisas desta segunda-feira, 17, vai receber especialistas nessa questão. O telespectador pode participar do bate-papo enviando mensagens e perguntas pelo WhatsApp (62) 99673 4567.

O programa é transmitido ao vivo, a partir das 19 horas, na TV Brasil Central/TV Cultura canal 13 ou na NET canal 520, e também no Facebook da emissora. Tem ainda reprise no sábado, 22, às 19 horas; e depois pode ser conferido no playlist da TBC no Youtube.

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado