HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Hemocentro lança Banco de Sangue Virtual
Publicado em: 2019-06-13 08:40:48

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o ônibus do Hemocentro de Goiás (Hemogo) estará, nesta sexta-feira, 14, na sede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), das 7 às 16 horas. Além da coleta externa, a unidade fará o lançamento das redes sociais da unidade e do Banco de Sangue Virtual, às 9h30 no Conecta SUS.

Com o Banco de Sangue Virtual, o doador poderá fazer seu cadastro no próprio site do Hemocentro, apontando o tipo sanguíneo. Os dados então serão cruzados com os dos pacientes que necessitam, e o doador será notificado da necessidade de doação de seu tipo sanguíneo. Na oportunidade, será divulgada ainda a possibilidade de utilizar documentos eletrônicos, como a CNH e o título de eleitor digitais, na hora de fazer o cadastro nas unidades do Hemocentro.

A chegada das férias escolares e da temporada do Araguaia é esperada por muitas pessoas, ansiosas por desfrutarem momentos de descanso e descontração. Para muitos que trabalham na área da saúde, no entanto, o período pode ser de apreensão e preocupação. Os meses junho e julho, geralmente, apresentam queda na doação de sangue e um aumento de demanda justamente por ser um período de férias e quando doenças respiratórias e acidentes de trânsito ocorrem com maior frequência.

Junho Vermelho

Para tentar evitar um desabastecimento, foi criado o Junho Vermelho, na tentativa de aumentar o estoque de bolsas em bancos de sangue em todo o País. Apesar de a campanha durar todo o mês, o dia 14 é apontado como um dia especial. Em homenagem aos doadores, a Organização Mundial de Saúde criou, em 2014, o Dia Mundial do Doador de Sangue. A escolha do dia se deve ao nascimento, em 1868, de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o Fator RH e as diferenças dos tipos sanguíneos.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela ONG Eu Dou Sangue e pelo Datafolha em 2017 aponta que 92% dos brasileiros disseram não ter doado sangue em junho daquele ano e do ano anterior. Além disso, a pesquisa constatou que há uma queda de 30% no estoque de sangue dos hemocentros brasileiros. Em contrapartida, os dados do Hemocentro revelam que os acidentes de trânsito aumentam em até 50% a demanda de sangue nos hospitais.

Dentro desse contexto, o Hemocentro montou um cronograma em que o ônibus da entidade fará coletas externas em pontos específicos de Goiânia e Anápolis. A ação teve início no último dia 4, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e se estenderá até o próximo dia 29. Na ação de sexta-feira, 14, o Hemocentro contará com o apoio da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e da Agência Brasil Central (ABC). Vale pontuar que as atividades nas unidades do Hemocentro funcionam normalmente durante as atividades de coleta externa.

Fidelização

A assessora técnica do Hemocentro, Denyse Goulart, afirma estar otimista com a campanha do Junho Vermelho, pois foram firmadas parcerias com diversas entidades da sociedade civil de grande impacto na sensibilização de doadores. Segundo ela, o objetivo do Hemocentro não é obter doadores apenas sensibilizados por algum paciente da família que está hospitalizado ou preocupado em doar no período de férias. “É preciso cada vez mais fidelizar doadores voluntários, conscientes da importância da doação de sangue para o atendimento regular nas unidades de saúde publicas.”

FONTE: Site da Secretaria de Estado da Saúde/Pablo Santos, do Idtech

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado