HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Servidores da ABC recebem treinamento para combate a incêndio
Publicado em: 2019-05-30 11:30:03

Um grupo de 20 servidores da Agência Brasil Central (ABC) participou, na manhã desta quinta-feira, 30, do treinamento ministrado pelo bombeiro militar Cabo Henrique sobre o uso correto de extintores de incêndio. O evento foi realizado no auditório da Rádio e promovido pela Coordenação de RH e SESMT/ABC.

O bombeiro militar Cabo Henrique falou sobre as formas de propagação de um incêndio no ambiente. E destacou que a maior parte das mortes nesses sinistros ocorre por conta da inalação da fumaça, que é tóxica. Ele citou o caso do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que causou a morte de dezenas de jovens.

Cabo Henrique citou o que é utilizado no combate a incêndio (água, espuma, pó para extinção, CO2 e agentes improvisados) e como cada um desses tipos atuam, resfriando ou abafando as chamas. Afirmou ainda que, no caso da Agência Brasil Central, que possui muitos equipamentos elétricos, uma das orientações é desligar imediatamente o fornecimento de energia nas instalações.

Recomendações

Algumas recomendações do Corpo de Bombeiros: ao fugir de um incêndio, reúna todos do local e saia rápido, sem se preocupar com pertences; antes de abrir a porta, verifique se a mesma não está quente; desloque-se abaixado para evitar a zona onde está o acúmulo de fumaça; utilize pano úmido como proteção para as narinas; e evite escadas e elevadores.

Os servidores foram orientados sobre a correta utilização do extintor de incêndio no combate às chamas em uma atividade prática na área externa da ABC. Em caso de incêndio, essa ação deve ser feita pelos servidores da Agência até a chegada do apoio dos bombeiros.

Em 1997, um incêndio que teve início em um dos estúdios da rádio se propagou na sede do antigo Cerne, hoje Agência Brasil Central, destruindo também equipamentos da TV Brasil Central, causando a destruição de preciosas imagens e de parte do arquivo estadual.

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado