HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Goiás pode ter trem turístico na região da Estrada de Ferro
Publicado em: 2019-01-25 09:00:34

Um passeio bucólico, com cara de antigamente, vai ser, em breve, uma opção para quem visita Goiás. O Trem Turístico vai passar pelas estações de cidades e povoados da região da Estrada de Ferro. Em arquitetura Art Déco, as ferroviárias foram quase todas restauradas, e estão prontas para fazer parte deste projeto que cria um novo produto para incentivar o Turismo.

A ideia é aproveitar os trilhos como saída para os problemas financeiros, aumentar a oferta de emprego e incrementar a valorização da cultura, das artes, do folclore, da gastronomia, do artesanato e da música, segundo o presidente do Fórum de Turismo da Região da Estrada de Ferro, Valdir Antônio Rosa, que é o secretário de Turismo e Cultura de Silvânia. Valdir disse que o plano está em fase de viabilidade técnica.

Para que tudo funcione, Bonfinópolis, Catalão, Goiandira, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Silvânia, Urutaí e Vianópolis, que fazem parte da Região Turística da Estrada de Ferro, além de Senador Canedo, Caldazinha e dos povoados de Ponte Funda e Caraíba, se comprometeram a restaurar prédios históricos, instalar sinalização turística e placas informativas sobre os atrativos nas rodovias e a fazer melhorias na infraestrutura de acesso, para garantir o sucessco do projeto.

Contação de estórias dentro do vagão, os melhores doces típicos, a cachaça famosa, o alimento regional, as festas tradicionais, o artesanato singular, a arquitetura de época no casario, bibliotecas e igrejas, as belezas naturais, maravilhas que Goiás tem a oferecer, vão desfilar diante dos olhos do turista pela janela da locomotiva. Em algumas cidades, o visitante poderá viver a experiência única de se hospedar na casa dos moradores.

A criação do novo produto para atrair as pessoas, com o Turismo voltado para a nossa cultura, história, culinária e artesanato, conta com o apoio da Goiás Turismo. Nesta sexta-feira, dia 25, às 14 horas, o presidente da Agência, Fabrício Amaral, recebe os representantes do Turismo na Região da Estrada de Ferro para ouvir as ideias e demandas deles e apresentar um Plano de Trabalho inicial.

FONTE: Assessoria de Comunicação Goiás Turismo

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado