HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Em ação inédita no Estado, nova TBC produz séria de documentários sobre a ditadura no Brasil e reflexos no Goiás
Publicado em: 2018-06-22 16:13:32

A nova TV Brasil Central (TBC) começou a produzir uma série de documentários sobre a ditatura militar e sobre seus reflexos em Goiás. O projeto vai contar com seis episódios com uma média de 15 minutos cada um. A iniciativa, que é inédita no Estado, terá como roteirista o jornalista Renato Dias e direção do cineasta e analista de comunicação da nova TBC, Jarleo Barbosa. A série deve ir ao na segunda quinzena de julho.

“Vamos fazer um percurso histórico desde o golpe de 64 até o processo de redemocratização, mas, sobretudo, partindo da questão macro e depois focando em Goiás e falando como isso repercutiu no nosso Estado”, explicou o cineasta Jarleo Barbosa.

Com depoimentos de pessoas que participaram de algumas ações, que foram testemunhas ou que de certa forma estiveram inseridas neste contexto estarão presentes no projeto. O primeiro episódio vai abordar o golpe de 64. No segundo, Goiás ganhará destaque com a abordagem da eleição do governador Mauro Borges, que segundo o jornalista Renato Dias “apoiou o golpe e mobilizou a polícia”.

Já o terceiro vai falar sobre os 50 anos depois do maio de 68, quando uma revolta estudantil iniciada em Paris paralisou a França com milhões de pessoas nas ruas com as mais diferentes reivindicações de mudanças. O quarto vai abordar o pós 68 e a tortura como forma de fazer política em Goiás. No quinto a abordagem será sobre os mortos e desaparecidos políticos em Goiás. “Goiás tem uma lista de 15 mortos ou desaparecidos”, contou Renato Dias. Por fim, no sexto será tratado do processo de redemocratização.

“Os crimes do passado não foram punidos. Vamos contar toda essa história para mostrar o pano de fundo dessa época”, destacou Renato Dias, que conta com 12 livros publicados, boa parte sobre a ditatura. “É importante lembrar e estar trazendo dados e depoimentos e ainda mais se pensar em um trabalho sobre a ditatura que foque a questão em Goiás”, ressaltou Jarleo Barbosa.

*Mais democracia*
Recentemente a nova TBC lançou a campanha Mais Democracia, que consiste basicamente na luta pela liberdade e pelos diretos do cidadão. Além de aproximar a população dos fundamentos da democracia, a iniciativa, neste primeiro momento, reúne depoimentos de personalidades goianos sobre o que foi o período sombrio da ditatura. O projeto envolve a retomada da história da democracia no Brasil e pretende explicar para a população as conquistas de um modelo de governo em que há possibilidade da escolha de representantes, por meio de eleições periódicas. Durante a programação da nova TBC, depoimentos de jornalistas, historiadores, professoras, entre outros nomes de diversos setores da sociedade já estão sendo divulgados.

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado