HOME

INSTITUCIONAL

DIÁRIO OFICIAL

TV BRASIL CENTRAL

Notícia

Novas TBC e RBC completam 90 dias de mudanças jornalísticas
Publicado em: 2018-05-15 11:58:24

A Agência Brasil Central (ABC) completa nesta semana 90 dias de mudanças. Desde que o jornalista João Bosco Bittencourt assumiu o comando dos canais, o jornalismo passou por uma revolução editorial. A mudança na programação, as caras novas na tela e o ao vivo a qualquer hora do dia ou da noite fazem jus ao adjetivo “nova” agregado aos nomes da Televisão Brasil Central (TBC) e das Rádios Brasil Central (RBC) AM e FM.

"O grande investimento foi na digitalização. O ex-governador Marconi Perillo e o governador José Eliton investiram R$ 25 milhões na compra de equipamentos e atualização dos estúdios e de toda a estrutura física", diz João Bosco. "O que estamos procurando fazer todos os dias é o bom jornalismo e fazer por merecer todo esse enorme investimento em nossa estrutura", completa.

E a emissora pública anunciou mais novidades para os próximos dias. A televisão terá um programa matinal, entre 6h30 e 7 horas, e seus boletins, divulgados de hora em hora, terão a direção de no mínimo dez minutos. Já a rádio terá dois novos programas, um ao meio dia e outro no final da tarde. Segundo João Bosco, os novos programas vão reforçar ainda mais as mudanças na linha editorial da TBC e RBC.

As mudanças implantadas pela nova direção da ABC já se tornaram referência no Estado e fora dele. Somadas às novidades, a emissora, que já transmite seus sinais em alta definição (HD) para 11 cidades, vai ampliar seu sinal digital, ainda no primeiro semestre, para outros dez municípios goianos. Nesta nova fase, também está previsto que a TV Brasil Central chegue em alta definição para toda a América do Sul.

Educação
As equipes da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e da nova TBC se uniram para oferecer conteúdo de reforço aos estudos dos alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Goiás + Enem na TV é parte das novas medidas implantadas pelo governador José Eliton para aprofundar a qualidade da educação pública estadual. O programa vai ao ar todo domingo, entre 10h30 e 11h.

O Goiás +Enem na TV será exibido de maio a outubro. Em julho terá edições especiais para estimular os estudos durante o período de férias. Além de ser uma ferramenta extra e gratuita para os alunos da rede pública de ensino, a parceria entre a Seduce e a TBC vai beneficiar os goianos em geral, uma vez que qualquer pessoa que tenha TV em casa pode assistir aos programas e atualizar seus estudos. O conteúdo é sequencial e de fácil compreensão.

Prioridade para o vivo
Outra inovação de destaque da nova programação é a expansão radical da programação local e ao vivo. Apesar de afiliada da TV Cultura, a ABC tem maior liberdade para ampliar o jornalismo e os programas de entretenimento. Por determinação de João Bosco, as novidades mais importantes merecem sempre o ao vivo, não apenas as ações do governo estadual, mas também da Prefeitura de Goiânia e do governo federal, por exemplo.

"Com a internet, não há mais um modelo estático de jornalismo. Não há mais o jornalismo feito para a televisão. É preciso pensar o conteúdo de forma integrada, estar presente em todas as plataformas", diz João Bosco. Por isso fazemos questão da parceria com outras emissoras, de abrir espaço para que outros veículos contem para nossos espectadores o que eles estão fazendo. Isso é, sem dúvida alguma, benéfico para todos", afirma.

   

ABC- Agência Brasil Central. Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz, Goiânia - GO CEP: 74.860-270 Fone: (62) 3201-7600
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Agência Brasil Central.

Privado